Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29880
Título: O professor e a educação ambiental no ensino básico: um estudo bibliográfico
Autor(es): Cunha, Rayla Pereira Brasil da
Palavras-chave: Sustentabilidade
Conscientização ambiental
Educação ambiental
Data do documento: 28-Jun-2023
Resumo: A escola é um ambiente muito especial e propício para que os professores se sintam confiantes e consigam explorar os temas que norteiam a formação de cidadãos responsáveis para com o meio ambiente. Bem como a promoção de lutas em defesa da preservação, conservação e sensibilização. Nesse contexto, a pesquisa teve como principal objetivo, analisar o papel do professor na formação da construção da educação ambiental no Ensino Básico. Através de análises bibliográficas, foi observado que autores a exemplo de Silva, Egidio e Colete (2022) e Texeira (2023) auxiliam professores a explorar melhor os recursos didáticos sobre temas ambientais e, assim, revolucionarem suas aulas com temáticas que são de extrema importância na formação escolar e extraescolar de seus alunos. Como se trata de uma pesquisa bibliográfica, foram analisados diversos artigos científicos (em anos distintos, mas, de forma fidedigna) entre 2018 a 2023. Com o critério de incluir e utilizar onde o corpo dos mesmos estivesse alinhado com o trabalho. Selecionando, posteriormente, os artigos que melhor abraçavam a temática e, assim, promover um banco de dados. Utilizando os métodos científicos de GIL (2008); Praia; Cachapuz e Pérez (2002) e WILL, (2012). O presente estudo foi dividido em subtemas e constatou-se a influência que o professor tem sobre a formação da conscientização ambiental no ensino básico. Palavras-Chave: sustentabilidade; conscientização ambiental; educação ambiental
Descrição: CUNHA, Rayla Pereira Brasil da. O professor e a educação ambiental no ensino básico: um estudo bibliográfico. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29880
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rayla Pereira Brasil da Cunha.pdfTCC - Rayla Pereira Brasil da Cunha635.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito796.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.