Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29882
Título: Diversidade brioflorística e valor de conservação de uma área protegida no semiárido
Autor(es): Albuquerque, Karen Evellyn Araujo
Palavras-chave: Antropização
Briófitas
Caatinga
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: A Caatinga caracteriza-se pelo clima semi-árido e pela vegetação seca, o que provoca a ideia de uma fitofisionomia pouco biodiversa, especialmente concernente à brioflora, plantas poiquiloídricas. Suscetível à desertificação, resultando em declínio na produtividade agrícola, perda de biodiversidade e degradação dos ecossistemas, a criação e manutenção de Unidades de Conservação (UC) na Caatinga é importante para a estabilidade da diversidade vegetal e animal. A Paraíba, hotspot de briófitas no Brasil, tem seu número de novas ocorrências constantemente acrescidos. Apesar da importância das UCs, nenhum estudo foi realizado sobre a diversidade vegetal no Parque Estadual do Poeta e Repentista Juvenal de Oliveira, em Campina Grande - PB, atualmente, sob ação antrópica crônica e delimitação legal reduzida. Eu utilizei o método de coleta de varredura florística, considerando todos dos substratos disponíveis: solo, rocha, tronco vivo e morto; e as técnicas empregadas de identificação e preservação típicas em briologia. Nesse estudo, identifiquei 23 espécies de briófitas e, apesar das coletas terem ocorrido em estações distintas, chuvosa e seca, 16 espécies são generalistas, o que pode indicar que as oportunidades de nicho não variou entre as estações. A maioria das espécies apresenta forma de vida relacionada à alta demanda de luz, tufo (oito espécies) e trama (seis). O Parque do Poeta é refúgio para uma espécie de distribuição rara no Brasil; e dois novos registros para o estado. Os meus resultados reforçam a importância de da manutenção de áreas protegidas, pois essas resguardam espécies a serem identificadas e catalogadas.
Descrição: ALBUQUERQUE, Karen Evellyn Araujo. Diversidade brioflorística e valor de conservação de uma área protegida no semiárido. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29882
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Karen Evellyn Araújo Albuquerque.pdfTCC - Karen Evellyn Araújo Albuquerque662.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito194.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.