Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29884
Título: Percepção da população rural e urbana sobre os bens e serviços ecossistêmicos no sistema ecológico de reservatórios no semiárido
Autor(es): Sousa, Livia Maria Osorio de
Palavras-chave: Benefícios ecossistêmicos
Ecossistema dulcícola
População ribeirinha
Percepção social
Data do documento: 28-Jun-2023
Resumo: Bens e serviços ecossistêmicos (BSE) são contribuições que os ecossistemas proporcionam para o bem-estar da humanidade, como os reservatórios de água doce, que apresentam muitas funções ecológicas e socioeconômicas para o usufruto da população (ex.: água para consumo humano e irrigação). Diante disso, o presente estudo objetivou avaliar a percepção da população rural e urbana quanto aos BSE fornecidos pelo sistema ecológico de reservatórios (corpo hídrico principal e seu entorno). O estudo foi desenvolvido nos reservatórios de Camalaú e Epitácio Pessoa, localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, Paraíba, Brasil. Informações socioeconômicas, da percepção da população residente no entorno dos reservatórios sobre BSE fornecidos pelo sistema ecológico de reservatórios e do nível de importância deles foram obtidas através de formulário semiestruturado e de mapeamento participativo. A partir das análises realizadas através dos testes estatísticos PERMANOVA e Mann-Whitney, verificou-se que a população da zona rural e os homens percebem e citam mais BSE, e os diferentes níveis de escolaridade diferiram significativamente em suas respostas, bem como os serviços de provisão foram mais percebidos e citados pelos entrevistados. Também foi observado que as populações humanas que mantêm contato direto com ambientes de natureza percebem mais facilmente os BSE do que aqueles que não mantêm esse contato. No entanto, o valor de importância dado aos BSE foi reconhecido por ambas as populações, uma vez que eles são essenciais para o bem-estar comum. A percepção das populações ribeirinhas torna-se relevante pois podemos obter informações sobre o ecossistema diante da vivência dessas pessoas nesses sistemas ecológicos.
Descrição: SOUSA, Lívia Maria Osório de. Percepção da população rural e urbana sobre os bens e serviços ecossistêmicos no sistema ecológico de reservatórios no semiárido. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29884
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito155.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Lívia Maria Osório de Sousa.pdfTCC - Lívia Maria Osório de Sousa1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.