Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29887
Título: Bentonitas modificadas com cátions orgânicos aplicadas na adsorção de corantes aniônicos
Autor(es): Silvestre, Maciel de Lima
Palavras-chave: Bentonitas
Corante aniônicos
Organobentonitas
Águas residuais
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: Bentonitas modificadas com compostos orgânicos têm sido bastante aplicadas na adsorção de poluentes presentes em águas residuais, principalmente corantes, os quais são descartados de maneira incorreta principalmente por indústrias têxteis. Este trabalho teve como objetivo a modificação química da estrutura da argila bentonita visando a formação de um híbrido orgânico/inorgânico com propriedades de adsorção de poluentes aniônicos. Foi utilizado como modificador orgânico o brometo de hexadeciltrimetilamônio e aplicada a metodologia de intercalação por troca iônica do cátion orgânico na região interlamelar da bentonita sob agitação constante e diferentes temperaturas e tempos de síntese. Os resultados de DRX indicaram eficiência na incorporação do cátion orgânico na estrutura da bentonita, visto que todos os híbridos sintetizados apresentaram deslocamento do pico principal da montmorillonita para valores menores de 2θ indicando um aumento do espaçamento basal, variando de 1,26nm na bentonita bruta para até 1,89nm nos híbridos. Os resultados de FTIR corroboraram com os de DRX e todos os híbridos apresentaram bandas atribuídas às vibrações de ligações CH2 e CH3, não presentes na bentonita bruta e típicas de compostos orgânicos, demonstrando que o método de síntese aplicada foi eficiente na formação da organobentonita. Os híbridos obtidos foram aplicados no processo de adsorção do corante aniônico vermelho de remazol (RB) em que diferentes parâmetros (tempo de contato, pH do meio e concentração do híbrido) foram variados como forma de obter as melhores condições para o processo. Todos os híbridos aplicados apresentaram alta capacidade de adsorção do corante utilizado, chegando a 99% de adsorção e demonstrando que os mesmos são potenciais adsorventes de poluentes orgânicos de meios aquáticos.
Descrição: SILVESTRE, Maciel de Lima. Bentonitas modificadas com cátions orgânicos aplicadas na adsorção de corantes aniônicos. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29887
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maciel de Lima Silvestre.pdfTCC - Maciel de Lima Silvestre552 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito206.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.