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dc.contributor.authorFeliciano, Alana Maires Moraes-
dc.date.accessioned2023-07-24T14:25:55Z-
dc.date.available2023-07-24T14:25:55Z-
dc.date.issued2022-07-19-
dc.identifier.otherCDD 419-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29888-
dc.descriptionFELICIANO, Alana Maires Moraes. Caracterização do ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de graduação em Odontologia do Nordeste brasileiro. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A comunicação com pacientes com deficiência auditiva ou surdos mostra-se como um desafio aos profissionais que lhes prestam atendimento, sendo imprescindível ao cirurgião-dentista ser conhecedor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ofertando ao paciente, serviços prestados com excelência, proporcionando um atendimento mais humanizado. Essa barreira na comunicação entre o deficiente auditivo e o profissional de saúde permite que surja a necessidade de uma formação acadêmica que envolva a inclusão social desses indivíduos. Objetivo: Traçar o perfil do ensino de LIBRAS nos cursos de graduação de odontologia do Nordeste. Metodologia: A pesquisa consiste em um estudo exploratório, quantitativo e transversal de Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, em funcionamento na região Nordeste que oferecem cursos de Odontologia. As matrizes curriculares foram analisadas a fim de identificar a presença do componente curricular de LIBRAS, reunindo informações a respeito da localização, categoria administrativa (pública ou privada), natureza do componente curricular (optativa ou obrigatória), semestre ofertado e carga horária. Resultados: A amostra foi composta por 108 Instituições de Ensino Superior (IES), com apenas 12,04% (n=13) caracterizadas como instituição pública e em maior percentual 87,96% (n=95) instituições com administração privada. A oferta optativa da disciplina foi evidenciada na maioria das matrizes curriculares (84%). No presente estudo foi possível observar que a maioria das instituições não determina em sua matriz curricular o período de oferta da disciplina de LIBRAS, representando 86,11% (n=93) da amostra avaliada. Conclusão: O presente estudo evidenciou um cenário pouco consolidado na formação de cirurgiões-dentistas aptos atenderem com efetiva comunicação os pacientes surdos, assim como possibilitou traçar um panorama de iminente necessidade para inserção da disciplina de Libras nas matrizes curriculares dos cursos de Odontologia da região Nordeste do Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Maria Helena Chaves de Vasconcelos Catãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectBarreiras de comunicaçãopt_BR
dc.subjectEducação odontológicapt_BR
dc.titleCaracterização do ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de graduação em Odontologia do nordeste brasileiropt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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