Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2990
Título: Difusão cultural no Arquivo Afonso Pereira: o Teatro do Estudante da Paraíba e sua construção expográfica
Autor(es): Nunes, Flávia Barros Fernandes
Palavras-chave: Difusão cultural
Expografia
Teatro do estudante da Paraíba
Arquivo Afonso Pereira
Data do documento: 25-Fev-2014
Resumo: O Arquivo Afonso Pereira (AAP), de caráter privado e pessoal, fundado em outubro de 1998, localizado no bairro de Jaguaribe em João Pessoa, possui inestimável valor para a constituição da memória coletiva e identidade cultural paraibanas no século passado. Além disso, pode ser considerado como referência para a Arquivística pelo seu raro acervo documental, ao qual se encontra cuidadosamente preservado e conservado. O presente estudo tem por objetivo apresentar a construção de políticas de difusão cultural e ação educativa para a comunidade, através da expografia como estratégia institucional no referido arquivo, visando divulgar seu compromisso no desenvolvimento da cultura e educação na Paraíba. A pesquisa caracterizou-se como empírica pelo seu caráter investigativo, que busca, entre outras abordagens, clarificar conceitos. Além disso, define-se como estudo de caso por ter ambiente bem definido, a saber o AAP. Sustenta-se como pesquisa de cunho qualitativo, por encontrar sentido e interpretar os fenômenos que podem ocorrer. O tipo da pesquisa delimita-se como exploratório, à medida que se destina a tornar acessível aquilo que ainda é desconhecido ou pouco conhecido. O resultado dessa pesquisa demonstra a pertinência de ações pedagógico-culturais, tais como o planejamento de projetos expográficos, para divulgação cultural em Arquivo. Conclui-se que através de ações de difusão cultural, percebe-se o arquivo como um espaço social mediatário que contribui para o desenvolvimento dos indivíduos, tornando-os mais aptos a compreender o passado da comunidade em que vive e, com isso, colaborar para a constante construção da identidade social.
Descrição: NUNES, Flávia Barros Fernandes. Difusão cultural no Arquivo Afonso Pereira: o Teatro do Estudante da Paraíba e sua construção expográfica. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2990
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Barros Fernandes Nunes.pdfFlávia Barros Fernandes Nunes1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.