Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29910
Título: Avaliação dos casos de síndrome pré-menstrual entre acadêmicas do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba: sintomatologia e impactos na qualidade de vida
Autor(es): Borges, Marcelly Joyce de Oliveira
Palavras-chave: Síndrome Pré-Menstrual
Qualidade de vida
Alterações hormonais
Data do documento: 18-Jul-2022
Resumo: Introdução: A síndrome pré-menstrual (SPM) é constituída por uma série de alterações no corpo da mulher de forma cíclica, ocasionando desconfortos físicos e emocionais. Há variações relativas à prevalência da SPM nos estudos encontrados; cerca de 48 % a 80% de mulheres na idade reprodutiva sofrem com a síndrome. Embora sua etiologia não possua causa definida, existem alguns fatores que desencadeiam a SPM, como picos hormonais, hábitos de vida, fatores ambientais, genéticos e estressores. Objetivo: Analisar quantitativamente os impactos causados na qualidade de vida, correlacionar os sintomas do período menstrual e analisar a prevalência dos sintomas físicos e psicológicos em universitárias. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e analítico com corte transversal. Foram incluídas na pesquisa estudantes de Fisioterapia, do sexo feminino, na faixa etária de 18 a 45 anos, matriculadas na Universidade Estadual da Paraíba. Foram excluídas mulheres que se negaram a assinar o termo de consentimento livre e esclarecido. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram um formulário sociodemográfico e clínico e o questionário “The premenstrual tension syndrome (PSST)”, capaz de avaliar os sinais e sintomas das participantes. Resultados/discussão: A pesquisa incluiu 120 universitárias. Em relação aos sintomas físicos mais prevalentes, com intensidade severa destacou-se a dor abdominal, acometendo 38,3% (46) das mulheres e as dores na região lombar com 36,7% (44). Já nas manifestações emocionais, os aspectos severos mais relevantes foram a instabilidade emocional com 52,5% e a mudança de humor com 48,3%. As candidatas puderam relatar, por meio da autopercepção as interferências causadas pelos sinais e sintomas avaliados através da PSST e como estes influenciam em seu cotidiano. Ao realizar a correlação de Spearman e valores de significância (p) para dor abdominal (cólica) e os demais sintomas do período menstrual avaliados nas participantes do estudo, foi constatado que a dor abdominal é o único sintoma que possui interação com os demais. Conclusão: O presente estudo expôs que a SPM influencia, de forma moderada a severa, as atividades de vida diária e o emocional das universitárias do curso de fisioterapia da UEPB. Os sintomas psicológicos e emocionais foram os mais predominantes, na população estudada. É importante que as mulheres conheçam a SPM e o que ela pode ocasionar em seu corpo e bem-estar, a fim de que possam lidar melhor com as consequências causadas por essa síndrome, assim como profissionais da área da saúde e pessoas do seu convívio para que possam melhor compreendê-las durante esse período. Novas pesquisas com essa temática são necessárias, para obtenção de uma maior diversidade amostral.
Descrição: BORGES, Marcelly Joyce de Oliveira. Avaliação dos casos de síndrome pré-menstrual entre acadêmicas do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba: sintomatologia e impactos na qualidade de vida. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29910
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marcelly Joyce de Oliveira Borges.pdfTCC - Marcelly Joyce de Oliveira Borges513.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito249.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.