Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29912
Título: Os concursos públicos para arquivista no Brasil: uma análise longitudinal entre 2018 e 2022
Autor(es): Silva, Nayara Leite Borges da
Palavras-chave: Arquivista
Arquivologia
Concursos públicos
Data do documento: 9-Dez-2022
Resumo: O objetivo da pesquisa é conhecer os concursos públicos para arquivistas no Brasil, no período de 2008 e 2022. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, longitudinal e com abordagem predominantemente qualitativa. Para a coleta de dados, fez-se uma busca no portal PCI Concursos, com os descritores “arquivista”, “Arquivologia” e “arquivo”. Foram encontrados 23 editais completos de concursos públicos com exigência de prova no processo seletivo, nos quais se identificou a instituição promotora do concurso, número de vagas, escolaridade exigida, remuneração e carga horária semanal de trabalho. Foram identificados os conteúdos programáticos das provas e as atribuições do cargo, cuja análise possibilitou a elaboração de gráficos que geraram duas nuvens de palavras. Percebeu-se haver vagas destinadas a auxiliares de arquivo, com exigência de atribuições do arquivista, ao passo que há vagas para arquivista, com atribuições de digitador. Os dados apontam que há instituições que desconhecem a profissão e/ou não valorizam o arquivista.
Descrição: SILVA, N. L. B. da. Os concursos públicos para arquivista no Brasil: uma análise longitudinal entre 2018 e 2022. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29912
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Nayara Leite Borges da SilvaTCC - Nayara Leite Borges da Silva.pdf523.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito.pdf214.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.