Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29913
Título: A ética na perspectiva da arquivologia: uma revisão sistemática no portal Capes
Autor(es): Santos, Laiza Caroline Araújo dos
Palavras-chave: Ética do arquivista
Lei de acesso à informação
Revisão sistemática
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi conhecer a produção cientifica sobre a ética, na perspectiva da Arquivologia, no Portal de Periódicos da Capes. Trata-se de uma revisão sistemática realizada em novembro de 2022, utilizando os descritores de busca “ética do arquivista‘’, ‘’ética dos arquivistas’’, “ética arquivística” e “ética na Arquivologia”. Foram recuperados 19 artigos e constituída uma amostra de sete artigos, após submetidos aos critérios de inclusão e exclusão. Os critérios de inclusão foram os artigos completos sobre a ética do arquivista publicados em língua portuguesa. Foram excluídos, artigos publicados em língua estrangeira, artigos repetidos, editorial e artigos cujo conteúdo não tratava da ética na perspectiva da Arquivologia. Foi realizada análise de conteúdo dos artigos da amostra para identificar os aspectos enfatizados e discutidos. Como resultado, foi verificado que a principal discussão sobre a ética do arquivista diz respeito aos Códigos de Ética e à Lei de Acesso à Informação e se relaciona à responsabilidade ética e social do arquivista. O discurso da imparcialidade nos Códigos de Ética e reflexões sobre ética e pressupostos freirianos foram conteúdos encontrados na produção científica analisada. Ampliar a revisão para outras bases de dados possibilitará um profícuo debate sobre a ética do arquivista.
Descrição: SANTOS, L. C. A. dos. A ética na perspectiva da arquivologia: uma revisão sistemática no portal Capes. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29913
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Laiza Caroline Araújo dos Santos474.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito175.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.