Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29916
Título: Os benefícios da prática da atividade física em indivíduos com sequelas nas articulações decorrentes da Chikungunya: uma revisão de literatura
Autor(es): Silva, Matheus Santos
Palavras-chave: Dores nas articulações
Atividade física
Chikungunya
Data do documento: 21-Jun-2023
Resumo: A Chikungunya (CHIKV) surgiu como uma das principais ameaças mundialmente conhecidas em relação à saúde e mais recentemente na América Latina, tornando-se uma doença endêmica. Entre 2013 e 2016 houve um surto do vírus da Chikungunya transmitido pela picada do inseto Aedes Aegypti acometendo diversos países, dentre eles o Brasil e mais especificamente o Nordeste. Estudos revelam que 30% a 40% dos pacientes infectados pelo vírus da CHICKV relatam dores nas articulações, as patologias mais comuns apresentadas são: artralgia e rigidez articular. A artralgia e a artrite são alguns dos sintomas da Chikungunya. Devido à escassez de tratamentos específicos para os sintomas crônicos da febre CHIKV, a prática de atividade física é considerada um importante meio de tratamento não farmacológico dos sintomas dolorosos. O objetivo do presente estudo consiste em analisar os benefícios da prática da atividade física em indivíduos com sequelas nas articulações decorrentes da doença. Trata-se de um artigo de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e quantitativa, desenvolvido a partir das bases de dados: Google Acadêmico, Scielo, Pub Med e biblioteca online da UEPB, onde foram selecionados e utilizados 6 artigos como referência para o desenvolvimento desse estudo. Pôde-se concluir que a atividade física surge como aliada e um meio acessível a se recorrer para aliviar dores, trazer qualidade de vida e bem-estar, aumento significativo na produtividade, fortalecimento das articulações, sendo estes os membros que são os mais atingidos pela febre Chikungunya, trazendo então, benefícios para os indivíduos acometidos pela doença.
Descrição: SILVA, Matheus Santos. Os benefícios da prática da atividade física em indivíduos com sequelas nas articulações decorrentes da Chikungunya: uma revisão de literatura. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29916
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Matheus Santos Silva.pdfTCC - Matheus Santos Silva253.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito606.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.