Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2992
Título: A (re) construção da acessibilidade: indexação automatizada em arquivos jurídicos
Autor(es): Lima, Janecely Silveira de
Palavras-chave: Recuperação da informação
Arquivo jurídico
Indexação automatizada
Data do documento: 25-Fev-2014
Resumo: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) vêm contribuindo para o desenvolvimento de processos e instrumentos aplicados as propriedades e o comportamento da informação em documentos. Com relação ao tratamento temático da informação, o uso dessas tecnologias permite que softwares auxiliem na construção, manutenção e gerenciamento das linguagens computacionais, e também na automação de atividades de indexação, dirigindo à otimização dos procedimentos e dos recursos aplicados na representação e recuperação da informação contida no documento. A partir desse contexto, o presente estudo visa avaliar o processo de indexação automatizada em um arquivo de escritório jurídico na cidade de João Pessoa (PB). Tais pretensões objetivam ainda apresentar um modelo de indexação automatizada feito nesse arquivo, além de verificar os procedimentos de busca e acesso a informação por parte dos usuários internos, mediante o uso da automatização da indexação. Em um sistema de recuperação da informação, os processos de indexação tornam-se elemento-chave para o seu desenvolvimento. O tipo de pesquisa utilizado tem o caráter exploratório, insere-se em um campo experimental e tem como abordagem o método qualitativo. Nas considerações finais, alvitram-se recomendações para futuras pesquisas no campo da indexação automatizada, uma vez que, a busca por uma ferramenta tecnológica deve ser vista como forma de se revitalizarem antigas formas de acesso à informação com o intento de melhorar ou estimular as metas de recuperação. Além disso, deverá agregar valores, inovando os programas e os processos já existentes.
Descrição: LIMA, Janecely Silveira de. A (re) construção da acessibilidade: indexação automatizada em arquivos jurídicos. 2010. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2010
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2992
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janecely Silveira de Lima.pdfJanecely Silveira de Lima981.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.