Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29982
Título: O ensino da tabela periódica na educação básica com o auxílio de recursos pedagógicos da ludicidade: uma revisão integrativa no periódico Química Nova na Escola
Autor(es): Silva, Arthur Rogerio da
Palavras-chave: Ensino de Química
Recursos didáticos
Tabela Periódica
Ludicidade
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: O estudo da Tabela Periódica (TP) é fundamental no ensino de Química na educação básica, visto que a TP é a base para outros conteúdos da Química, dessa forma, é essencial que os docentes procurem e façam uso de recursos pedagógicos alternativos na administração de suas aulas, para que as tornem mais atrativas e dinâmicas e gerem um ensino diversificado, para tanto, a ludicidade vêm como uma forte ferramenta pedagógica. Com o objetivo de identificar os recursos lúdicos utilizados como estratégia para o ensino do conteúdo TP, seu desenvolvimento, e avaliar se tais recursos favorecem o ensino-aprendizagem, foi realizada uma revisão integrativa de literatura na base de dados Revista Química Nova na Escola (QNEsc), com o propósito de condensar resultados obtidos através da busca por artigos científicos sobre o tema apresentado, assim, verificou-se os recursos utilizados pelos docentes em sala de aula e como tais recursos auxiliam no aprendizado dos estudantes. Pôde-se constatar que os recursos utilizados vão desde meios audiovisuais, computacionais, experimentais e jogos educativos prontos, até atividades em que os próprios educandos têm que construir o conteúdo a partir dos seus conhecimentos prévios, ainda constatou-se que o auxílio da ludicidade nos processos metodológicos é considerado eficaz na aprendizagem significativa dos estudantes. Concluiu-se assim, que a utilização da ludicidade em sala de aula, em suas várias formas, favorece a aprendizagem, e é um instrumento de grande importância para auxiliar os professores. Notou-se que estas atividades podem ser motivadoras e estimuladoras na aprendizagem, principalmente no ensino de Química.
Descrição: SILVA, Arthur Rogerio da. O ensino da tabela periódica na educação básica com o auxílio de recursos pedagógicos da ludicidade: uma revisão integrativa no periódico Química Nova na Escola. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29982
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Arthur Rogerio da Silva.pdfTCC - Arthur Rogerio da Silva507.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito208.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.