Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29990
Título: A disputa tecnológica entre China e Estados Unidos: uma análise das estratégias de desenvolvimento chinesas para o setor tecnológico
Autor(es): Macêdo, Maria Eduarda Oliveira de
Palavras-chave: Estados Unidos
República Popular da China
Disputa tecnológica
Tecnologias da Informação
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: Este artigo tem como tema a análise das disputas entre a República Popular da China e os Estados Unidos pelo domínio do 5G. O artigo pretende analisar o Made in China 2025 e sua relevância para o desenvolvimento tecnológico da China a partir dos objetivos estabelecidos pelo plano focados nos setores estratégicos de tecnologia. O plano se insere no contexto da disputa comercial entre China e Estados Unidos e que posteriormente evolui para um conflito tecnológico. Este surge a partir da tentativa de liderança desses países pelo setor tecnológico, em especial o 5G, desencadeando diversos conflitos devido à forte presença da empresa chinesa Huawei no mercado de tecnologias 5G, levando cada país a tomar medidas para assegurar sua posição de liderança na disputa pelos setores tecnológicos. Mas que o projeto chinês acaba se destacando, liderando o 5G. Sendo assim, os objetivos específicos deste artigo são (i) compreender o que é o plano Made in China 2025 e como ele entra no contexto da disputa tecnológica; (ii) analisar as motivações e consequências da disputa comercial e como esta evoluiu para uma disputa tecnológica; (iii) abordar a posição da Huawei frente a disputa e os avanços tecnológicos da China na produção de tecnologia autóctone, bem como os desafios enfrentados na produção de semicondutores; (iv) analisar as políticas estadunidenses para garantir que a China não alcance o domínio das tecnologias 5G.
Descrição: MACÊDO, M. E. O. de. A disputa tecnológica entre China e Estados Unidos: uma análise das estratégias de desenvolvimento chinesas para o setor tecnológico. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29990
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Eduarda Oliveira de MacêdoTCC - Maria Eduarda Oliveira de Macêdo345.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Deposito - Maria Eduarda O Macedo197.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.