Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29991
Título: Bazar de livros: incentivo à leitura e a promoção do bem-estar animal
Autor(es): Guedes, Maria Elisa Silva
Palavras-chave: Causa animal
Animais comunitários
Acesso à leitura
Extensão universitária
Data do documento: 10-Jul-2023
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido a partir do Projeto Bazar de Livros, que consistiu na venda de livros pessoais da professora Thelma, realizada na central de Aulas Paulo Freire. Com o sucesso de vendas, o projeto, até então informal. Foi submetido e aprovado junto ao Edital de Bolsas de Extensão da UEPB, passando a ser um projeto cadastrado na instituição. Muitas pessoas da comunidade acadêmica sensibilizavam-se com a causa animal e assim passaram a doar livros para o projeto, aumentando o acervo e possibilitando mais ações de castração, cuidados veterinários e alimentação dos animais comunitários. O projeto foi executado presencialmente até março de 2020, quando houve a suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia de COVID-19. O estudo foi realizado entre julho de 2020 e fevereiro de 2022 (20 meses) e envolveu ações online através da venda de livros e ações presenciais de cuidados diretos com os animais. Foram realizadas 735 vendas, totalizando 1.466 livros vendidos a 683pessoas distribuídas em 49 bairros de Campina Grande, dois distritos e mais sete cidades circunvizinhas. Durante o período analisado, foram atendidos diretamente, pelo menos, 154 animais, sendo 113 gatos e 41 cães. Foi custeada a ração dos gatos(cerca de 70 a 80 animais) e parte dos cães em todo período, oferecendo diariamenteem locais específicos no campus. Foram realizados 35 tratamentos, sendo 19 de gatos e 16 de cães, além de 36 castrações e 45 adoções. As ações realizadas pelo Projeto Bazar de Livros foram decisivas na manutenção do bem-estar animal no campus I da Universidade Estadual da Paraíba, bem como para proporcionar bem estar humano nos espaços onde os animais domesticados convivem com os seres humanos.
Descrição: GUEDES, Maria Elisa Silva. Bazar de livros: incentivo à leitura e a promoção do bem-estar animal. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29991
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Elisa Silva Guedes.pdfTCC - Maria Elisa Silva Guedes1.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito233.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.