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dc.contributor.authorVicente, Rebeca Emanuelle Jeremias-
dc.date.accessioned2023-08-03T11:59:30Z-
dc.date.available2023-08-03T11:59:30Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.otherCDD 618.9705-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29996-
dc.descriptionVICENTE, Rebeca Emanuelle Jeremias. O ensino de enfermagem gerontológica na formação do enfermeiro. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO envelhecimento populacional, no Brasil e no mundo, configura-se como fenômeno social que referenda otimização do pacto social pela saúde estabelecido nos anos iniciais do Século XXI, onde houve um controle significativo das doenças infectocontagiosas e parasitárias, além das melhorias relacionadas aos determinantes sociais. Ressalta-se que embora, tenha havido todo um incremento nas taxas demográficas relacionadas ao aumento da expectativa de vida, há o que se avançar nas políticas públicas de saúde, para que o processo de envelhecer humano seja de fato vivenciado com qualidade de vida. Mesmo no contexto da pandemia de Covid-19, o tema envelhecimento tem sido pauta de todas as agendas de saúde como face à necessidade da própria sobrevivência humana atual. A enfermagem como profissão de saúde, voltada ao cuidar nas diversas fases da vida, reconhece que o envelhecimento é uma fase natural e complexa que exige conhecimentos específicos, já que o envelhecimento marcado pela heterogeneidade e requer cuidados nas diversas modalidades assistenciais, desde a prevenção, promoção, assistência até os cuidados prolongados e paliativos. O presente partiu da seguinte indagação: Como o ensino da Enfermagem Gerontológica tem sido abordado na formação do enfermeiro em instituições de ensino superior? Dessa forma, o objetivo geral foi analisar o ensino da Enfermagem Gerontológica em instituições de ensino superior em enfermagem, no Estado da Paraíba, Brasil. Tratou-se de um estudo documental com análise bibliográfica de arquivos públicos. Nos resultados foram encontradas um total de 23 IES ativas que ofertavam graduação de enfermagem no estado da Paraíba, apenas sete delas apresentaram o projeto pedagógico de curso disponível para análise, e de todas as 23, 1 (4,3%) não apresenta disciplina específica em saúde do idoso, 3 (13,4%) apresentam uma disciplina mista, 18 (78,2%) apresentam disciplina específica e 1 (4,3%) foi classificada como não avaliável por não dispor do PPC, fluxogramas ou grade curricular disponível. Concluiu-se que para alcançar um avanço no índice de saúde e qualidade de vida em tempos de envelhecimento populacional, faz-se necessário a criação de um forte vínculo entre a formação acadêmica e as políticas que norteiam o cuidado à pessoa idosa, com vistas para a construção de um envelhecimento populacional saudável e ativo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Fabíola de Araújo Leite de Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGerontologiapt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectSaúde do idosopt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.titleO ensino de enfermagem gerontológica na formação do enfermeiropt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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