Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30026
Título: O papel do arquivista na sociedade: uma revisão de literatura
Autor(es): Amorim, Rosilene de
Palavras-chave: Arquivista
Arquivologia
Atuação profissional do arquivista
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: O presente trabalho apresenta a importância e as atribuições do arquivista, destacando sua capacidade de lidar com documentos arquivísticos e desafios relacionados à criação, avaliação, acesso, preservação, classificação, descrição e divulgação de arquivos. Discute-se também a relação da Arquivologia com a Organização e Representação do Conhecimento, bem como o papel do arquivista na interferência sobre os documentos e na preservação do patrimônio histórico. O objetivo principal é analisar as funções do arquivista e seu papel na sociedade. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica, qualitativa, com revisão de literatura em diferentes bases de dados e busca por artigos relacionados ao tema. Os resultados e discussões destacam a regulamentação da profissão de arquivista no Brasil, a expansão do mercado de trabalho para esses profissionais com base em sete artigos utilizados como referência. Conclui-se que o arquivista desempenha o papel de mediador cultural, aproximando os usuários dos espaços informacionais e ampliando o potencial de pesquisa em arquivos físicos e digitais.
Descrição: AMORIM, Rosilene de. O papel do arquivista na sociedade: uma revisão de literatura. 2023. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30026
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rosilene de Amorim471.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito354.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.