Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30032
Título: Produção acadêmica no curso de licenciatura em matemática: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso
Autor(es): Costa, Anderson dos Santos
Palavras-chave: Produção Científica
Produção acadêmica
Licenciatura em Matemática
Data do documento: 13-Jun-2023
Resumo: A Universidade enquanto instituição de ensino superior (IES), é vista como propulsora do conhecimento e, especialmente, da produção científica. Considerando tal entendimento, o trabalho intenciona apresentar um levantamento da produção acadêmica e científica do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII - Governador Antônio Mariz, do período de tempo compreendido entre os anos de 2012 e 2021, no desígnio de esclarecer determinados aspectos e dimensões destacados nessa produção, assim, como objetos de pesquisa, dispomos dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos egressos concluintes do curso. Além do mais, como objetivos específicos, a pesquisa tem atribuído o processo de a) mapear os trabalhos, investigando dados e informações a respeito da produção científica do referido curso; b) catalogar as pesquisas por intervenção de elementos selecionados e encontrados no curso da investigação por meio de formulários; e c) analisar os dados coletados frente às discussões teóricas e técnicas da produção científica. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Caracteriza-se também como uma pesquisa documental uma vez que examinou materiais que possivelmente ainda não receberam uma discussão analítica e bibliográfica, pelo fato de proceder de materiais outrora publicados. Os achados da pesquisa apresentam a catalogação e análise técnica e teórica de oitenta (80) trabalhos, os quais foram categorizados quanto a seus pesquisadores, orientadores, área de concentração, eixos temáticos com o detalhamento dos elementos encontrados e julgados relevantes para a pesquisa. O estudo evidenciou a importância da pesquisa científica nos cursos de graduação, em específico na formação docente, a então inovação de pesquisas adotando como fundamento os trabalhos outrora publicados averiguando conhecimentos já desenvolvidos nas academias, dos caminhos percorridos pela atual geração de pesquisadores e para a possibilidade de desempenho de programas de desenvolvimento de ciência dentro das universidades enquanto instituições propulsoras do conhecimento científico.
Descrição: COSTA, A. S. Produção acadêmica no curso de licenciatura em matemática: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso. 2023.165 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30032
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anderson dos Santos CostaTCC - Anderson dos Santos Costa2.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito224.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.