Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30036
Título: A família Mytilidae (Mollusca, Bivalvia) do nordeste brasileiro: aspectos taxonômicos e guia ilustrado
Autor(es): Araújo, Jéssyka Rossana Ramos de
Palavras-chave: Biodiversidade
Malacologia
Molusco
Data do documento: 9-Ago-2022
Resumo: Mytilidae é uma família de bivalve bem representada no Brasil e tem no Nordeste uma ocorrência significativa. A maioria dos trabalhos publicados descrevendo os Mytilidae se concentra principalmente nas características das conchas, além disso as diferenças morfológicas entre as espécies são confusas e como muitos trabalhos trazem fotos em preto e branco, há uma dificuldade no processo de identificação. Trabalhos utilizados como referências para as espécies do Brasil trazem dados de distribuição e de nomenclatura desatualizados e as imagens coloridas, informações ecológicas e de habitat são escassas. O objetivo deste estudo foi documentar as espécies da família Mytilidae do Nordeste brasileiro depositadas na Coleção de Referência de Mollusca da Universidade Estadual da Paraíba, atualizar as descrições taxonômicas e apresentar um guia ilustrado das espécies para auxiliar identificações futuras. Nomes científicos foram atualizados e dados ecológicos foram acrescentados, complementando uma lacuna de conhecimento. As espécies pertencentes aos 56 lotes foram revisadas e identificadas ao menor nível taxonômico e posteriormente foram analisadas as características da concha. Após análise, um exemplar de cada espécie foi fotografado. Foram analisados ao todo 992 exemplares de Mytilidae pertencentes a 12 espécies e 10 gêneros, dessas 12 espécies e 5 gêneros tiveram recentes mudanças nas nomenclaturas. Dos lotes analisados, o estado da Paraíba teve uma maior representatividade, refletindo o maior depósito de material proveniente de estudos e projetos realizados no litoral paraibano. A coleção contribuiu com importantes informações para o nordeste, a realização de novos registros para o nordeste brasileiro a partir do material analisado mostra que o CRMol/UEPB possui um acervo valioso que necessita de investimento, organização e estudos sendo este o primeiro trabalho utilizando-o como fonte de pesquisa.
Descrição: ARAÚJO, Jéssyka Rossana Ramos de. A família Mytilidae (Mollusca, Bivalvia) do nordeste brasileiro: aspectos taxonômicos e guia ilustrado. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30036
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jéssyka Rossana Ramos de Araújo.pdfTCC - Jéssyka Rossana Ramos de Araújo1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito814.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.