Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30044
Título: A difusão da umbanda na cidade de Juarez Távora-PB e suas relações no tempo e no espaço
Autor(es): Santos, Lucas Alves dos
Palavras-chave: Umbanda
Religião
Centro Umbandista Tavorense
Data do documento: 7-Dez-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a difusão da Umbanda na cidade de Juarez Távora-PB, desta forma buscaremos identificar de que maneira a Umbanda tem se inserido no contexto atual do tempo-espaço como categoria de análise geográfica para criação de estratégias para difusão da fé. Tendo em vista, atender o objetivo no âmbito da geografia da religião e da geografia cultural, compreender o processo da dinâmica umbandista do município de Juarez Távora. A escolha se deu por ser adepto praticante da religião Umbanda tavorenses. Para o embasamento teórico foram usados autores como Corrêa (1989), enfatiza as mudanças na paisagem urbana. Souza (2005) salienta a influência dos agentes formadores do espaço na divisão das áreas do município. Bastide (1971), associa a cultura as religiões africanas no Brasil. Gil (2008), a investigação, de caráter explicativa, exploratória e descritiva, abordando os variados aspectos do objeto de estudo, os procedimentos metodológicos usados foram as pesquisas bibliográfica, através de livros e artigos trazendo um respaldo científico, a pesquisa de campo se deu por meio de entrevistas semiestruturada e questionários com seguidores da umbanda, os dados coletados responderam os objetivos descritos na pesquisa a partir de uma análise geográfica cultural dentro de um contexto da religião Umbanda realizado no município de Juarez Távora. A coleta de dados subsidiou as questões da pesquisa demostrando os agentes que influenciaram na formação de Centos umbandista em território tavorenses, e suas características socioculturais impressas na paisagem, além de sua relação na rede urbana com enfoque regionalista existente em Juarez Távora-PB.
Descrição: SANTOS, L. A. A difusão da umbanda na cidade de Juarez Távora-PB e suas relações no tempo e no espaço. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30044
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lucas Alves dos Santos..pdfTCC - Lucas Alves dos Santos. pdf2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito Assinado.pdfTermo de Depósito. pdf436.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.