Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30057
Título: Eficácia clínica dos localizadores apicais eletrônicos: revisão integrativa da literatura
Autor(es): Dantas, Éric Diego Santos
Palavras-chave: Endodontia
Odontologia
Odontometria
Data do documento: 28-Nov-2022
Resumo: Introdução: Os Localizadores apicais eletrônicos (LAE), são aparelhos utilizados no tratamento endodôntico para determinar o limite apical de instrumentação. Objetivo: Revisar a literatura atual acerca da eficácia dos localizadores apicais eletrônicos em procedimentos endodônticos. Metodologia: Desenvolveu-se um levantamento bibliográfico dos aritogs científicos indexados no PubMed, LILACS e SciELO. Foi utilizado o descritor em inglês (MeSH): “Endodontics” e o termo-livre “Apex locator” e em português (DeCS): “Endodontia” e o termo-livre “Localizador apical”. Em seguida, os trabalhos foram selecionados com base no título e resumo, de acordo com os critérios de inclusão: artigos publicados em inglês, português e espanhol, entre janeiro de 2017 e maio de 2022, se adequassem à temática, os tipos de trabalho inclusos foram revisões sistemáticas com/sem metanálise, ensaios clínicos randomizados e pesquisas laboratoriais. Resultados: Os localizadores apicais eletrônicos são seguros para o estabelecimento do comprimento de trabalho, são de fácil manuseio, e há precisão no fornecimento dos dados a serem obtidos se realizado de forma adequada. Conclusão: A utilização do LAE para determinação do comprimento de trabalho tem-se mostrado bastante precisa, superando o método radiográfico. Entretanto, um fator preponderante para se alcançar o sucesso clínico é de que o operador deve apresentar habilidade e experiência no que se refere a manipulação do localizador.
Descrição: DANTAS, Éric Diego Santos. Eficácia clínica dos localizadores apicais eletrônicos: revisão integrativa da literatura. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna-PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30057
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdf194 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - Éric Diego Santos Dantas.pdf389.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.