Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30058
Título: Experiência docente síncrona com uso do Simulador PhET na abordagem do conteúdo fracionamento de mistura
Autor(es): Nascimento, Tatiane Maria do
Palavras-chave: Ensino de Química
Recursos didáticos digitais
Simulador Virtual PhET
Data do documento: 1-Ago-2022
Resumo: As aulas experimentais são utilizadas com o intuito de possibilitar um elo entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática encontrada no convívio social pelos alunos, tem a função de estimular a curiosidade e despertar o senso crítico dos estudantes. Com o início da pandemia, as aulas passaram a ser ministradas por meio das tecnologias digitais e os planejamentos escolares também precisaram passar por um processo de readequação para o ensino remoto emergencial, com o intuito de minimizar os prejuízos à aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi investigar a potencialidade da experimentação como ferramenta de ensino, na modalidade síncrona, utilizando o simulador PhET durante o conteúdo de fracionamento de separação de misturas. Os participantes da pesquisa foram os alunos da primeira série do ensino médio da Escola Cidadã Integral e Técnica Francisca Martiniano da Rocha, no município de Lagoa Seca – PB, das classes de A a E, reunidos no mesmo instante através de um link disponibilizado pelo Google Meet. Para tal propósito, foi realizada a comparação de três métodos experimentais virtuais referente ao tema “separação de misturas” e ao final foi disponibilizado um questionário por meio da plataforma Google Forms para averiguar o nível de satisfação quanto à metodologia. Essa pesquisa se tratou de um estudo de caso tendo como instrumento de coleta de dados a observação e questionários. Foi verificado que os alunos apreciaram a proposta de experimentos expostas em vídeos, tanto aqueles que foram demonstrados e gravados em casa quanto aos experimentos prontos encontrados na plataforma do Youtube, e que estimaram menos da proposta do simulador virtual de experimentação. Como conclusão os alunos receberam bem a proposta pedagógica ao ponto de desejarem que as aulas práticas fossem utilizadas em outras ocasiões, com isso foi confirmado que a experimentação é uma ferramenta aliada ao processo de ensino e aprendizado mesmo durante as aulas síncronas.
Descrição: NASCIMENTO, Tatiane Maria do. Experiência docente síncrona com uso do simulador PhET na abordagem do conteúdo fracionamento de mistura. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30058
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Tatiane Maria do Nascimento.pdfTCC - Tatiane Maria do Nascimento569.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito166.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.