Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30070
Título: A importância das sementes crioulas para o desenvolvimento da agricultura familiar
Autor(es): Melo, Emanuela Cândida de
Palavras-chave: Políticas públicas
Guardião de sementes
Segurança alimentar
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: O presente trabalho trata da experiência vivenciada por agricultores familiares de comunidades localizadas no município de Messias Targino-RN, que cultivam sementes crioulas com o auxílio do Programa estadual de sementes crioulas e as guardam principalmente para o plantio subsequente voltado exclusivamente para a agricultura familiar. Este trabalho teve como objetivo compreender a importância das sementes crioulas para o desenvolvimento da agricultura familiar nas comunidades rurais dos municípios de Messias Targino no RN. O Programa de sementes crioulas viabilizou significativamente o plantio dessas sementes e incrementou a renda dos agricultores assentados. Apesar dos entraves burocráticos do programa, os agricultores puderam diversificar e planejar melhor suas atividades nas parcelas, além de semear sementes crioulas adaptadas a região semiárida local. A produção de sementes crioulas está sendo largamente disseminada pelos os produtores como forma de emancipar os agricultores da dependência de sementes transgênicas e de outros pacotes tecnológicos impostos pela agricultura ”moderna”. Assim, o incentivo à agricultura Familiar e a organização dos Bancos sementes crioulas com a participação dos agricultores estão garantindo o acesso a sementes de boa qualidade, em quantidade suficiente e no período certo do plantio, visando, sobretudo, a divulgação da importância da conservação da variabilidade genética vegetal, e mostrando a importância da soberania alimentar, fixando o homem do campo e fortalecendo a agricultura familiar.
Descrição: MELO, Emanuela Cândida de. A importância das sementes crioulas para o desenvolvimento da agricultura familiar.2023. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30070
Aparece nas coleções:65 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuela Cândida de MeloPDF - Emanuela Cândida de Melo969.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito171.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.