Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30075
Título: Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande - PROAFE: contribuições e percepções na formação dos licenciandos em Química
Autor(es): Nascimento, Marina Gonçalves da Silva
Palavras-chave: Metodologias ativas
Espaço não formal de ensino
Formação inicial de professores
Ensino de Química
Data do documento: 11-Ago-2023
Resumo: Atualmente percebe-se as mudanças no ensino tradicional, com a inserção das metodologias ativas, estas estimulam o aluno a construir seu próprio conhecimento de forma ativa e autônoma, enquanto o professor é apenas um mediador, que fornece a orientação para a formação acadêmica do discente. O referido estudo tem como finalidade avaliar as contribuições do Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande (PROAFE), a partir das percepções dos licenciandos que atuaram como monitores no projeto. O PROAFE foi desenvolvido em um espaço não formal de ensino o Museu Vivo da Ciência e Tecnologia Lynaldo Cavalcante, pelos licenciandos de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde empregaram nas suas vivências de ensino as metodologias ativas, as quais contribuem para um processo de ensino e aprendizagem significativo. A explanação deste trabalho foi construída por meio da investigação mediante as experiências vividas pelos licenciandos como docentes no referido programa. Emergindo da demanda de identificar sobre a formação inicial dos licenciados através da sua prática docente, com inserção de técnicas para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para efetivar a educação, foi promovida uma análise de dados fundamentada nas perspectivas dos monitores de forma quantitativa e qualitativa, através de um questionário elaborado e executado pela plataforma do Google Forms. Através das análises dos dados amostrais a pesquisa evidencia a conjuntura do programa através da experiência de integração dos licenciandos como docentes, destacando a importância e as ações positivas e negativas do programa para a capacitação curricular e formação inicial dos licenciandos, bem como os impactos provocados pelo cenário pandêmico na execução do programa.
Descrição: NASCIMENTO, Marina Gonçalves da Silva. Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande - PROAFE: contribuições e percepções na formação dos licenciandos em Química. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30075
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito117.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Marina Gonçalves da Silva Nascimento.pdfTCC - Marina Gonçalves da Silva Nascimento489.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.