Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30105
Título: Tessituras da história local na festa do bode de Gurjão-PB: patrimônio e memória no ensino de história
Autor(es): Nascimento, Jonathan Nunes Alves do
Palavras-chave: Memória
Patrimônio
Ensino de história
História local
Data do documento: 28-Nov-2022
Resumo: Esse trabalho se propõe a refletir sobre a Festa do Bode na Rua, que acontece em Gurjão-PB, no ensino de história local, através da memória e do patrimônio. O objetivo geral da pesquisa é discutir sobre a festa na perspectiva da memória e do patrimônio no ensino de História. A reflexão foi realizada a partir da investigação da festa como patrimônio imaterial e cultural da cidade, assim como da memória coletiva e individual, enfatizando a importância da mesma para o ensino de História local e para a construção do saber histórico escolar. A pesquisa se situa no campo do ensino de História, enfatizando o conceito de festas, memória, patrimônio e ensino, destacando a importância destes para a educação escolar. Tomamos como evidências os estudos desenvolvidos por Albuquerque Júnior (2011), Halbwachs (1990), Ferreira (2006), Simões (2020) e Barros (2013). Partimos de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a cidade de Gurjão utilizando fontes imagéticas através de registros fotográficos da festa. A pesquisa permitiu perceber que o ensino de História com relação à discussão de festa, memória, patrimônio e ensino de história local, proporcionam uma série de possibilidades para o reconhecimento dos saberes locais e do saber histórico escolar, estimulando a percepção do aluno como sujeito histórico, além de revigorar o sentimento de pertencimento ao lugar.
Descrição: NASCIMENTO, J. N. A. Tessituras da história local na festa do bode de Gurjão-PB: patrimônio e memória no ensino de história. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30105
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jonathan Nunes Alves do Nascimento.pdfTCC - Jonathan Nunes Alves do Nascimento4.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE ENTREGA E PUBLICAÇÃO Jonathan).pdfTermo de Depósito68.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.