Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30121
Título: A política externa de Jair Bolsonaro para a questão ambiental: uma análise cognitiva (2019-2022)
Autor(es): Neves, Nívea Pacheco
Palavras-chave: Política externa
Análise cognitiva da política externa
Jair Bolsonaro
Amazônia
Data do documento: 26-Jun-2023
Resumo: A preservação da floresta amazônica enfrentou desafios com as mudanças realizadas nos órgãos vinculados ao Ministério do Meio Ambienta durante de governo Jair Bolsonaro (2019-2022), apresentando aumento nos índices de desmatamento. O presente trabalho tem como objetivo analisar como a política ambiental adotada pelo governo Bolsonaro afetou a agenda multilateral do Brasil e as relações com a União Europeia nos campos político e comercial em face da preservação da Amazônia. A análise se baseia em notícias, reportagens e discursos feitos pelo ex-Presidente em espaços multilaterais, como a Conferência das Partes e a Assembleia Geral das Nações Unidas. Além disso, será tratado os seus posicionamentos referentes à paralisação do Acordo Mercosul-UE, tendo como causa o cenário ambiental do Brasil. Para fundamentação teórico da análise, foi utilizada a perspectiva cognitiva de Análise de Política Externa, buscando compreender as crenças e percepções do ex-Presidente e as suas contribuições para o desmonte da agenda ambiental do governo e como elas influenciaram seus posicionamentos e decisões tomadas nesse contexto.
Descrição: NEVES, N. P. A política externa de Jair Bolsonaro para a questão ambiental: uma análise cognitiva (2019-2022). 2023. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30121
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Nívea Pacheco NevesTCC- Nívea Pacheco Neves.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito.pdf209.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.