Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFelix, João Pedro de Souza-
dc.date.accessioned2023-09-11T18:10:59Z-
dc.date.available2023-09-11T18:10:59Z-
dc.date.issued2023-09-05-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30122-
dc.descriptionFELIX, João Pedro de Souza . O gênero digital meme no ensino de língua portuguesa: uma proposta à luz da BNCC. 2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo geral apresentar o gênero digital meme como uma ferramenta propícia ao ensino de Língua Portuguesa, tendo em vista, para tal, a sua propensão lúdica-pedagógica caracterizada por sua diversidade de linguagens e modos (semiótica e multimodalidade), e hodiernidade tipológica e de temáticas. Nessa premissa, norteados pela Base Nacional Comum Curricular (2017) — que aponta a necessidade de se contemplar a diversidade de gênero textuais que hoje transitam na sociedade em sala de aula —, apresentaremos a relevância de se trabalhar o ensino de Língua Portuguesa dentro do gênero meme, uma vez que se trata de um gênero textual intimamente ligado a vida social dos Nativos Digitais, termo concebido pelo americano Marc Prensky (2001) para classificar a geração nascida dentro da era das tecnologias digitais, geração essa na qual se comporta todo o alunato atual. Sendo assim, o presente trabalho, de abordagem qualitativa/bibliográfica e caráter descritivo/explicativo, chegou à conclusão de que os memes, além de mostrar-se como um meio de introdução a amplitude textual oriunda da internet em sala de aula, revela-se também como um aliado ao ensino de Língua Portuguesa, uma vez que dispõem de uma gama de linguagens proveitosas às práticas de leitura, produção textual, e Análise Linguística, e, ademais, de funções auxiliares a essas práticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Anilda Costa Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectGêneros digitaispt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.titleO gênero digital meme no ensino de língua portuguesa: uma proposta à luz da BNCCpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - João Pedro de Souza FelixTCC - João Pedro de Souza Felix744.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito708.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.