Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30124
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pessoa, Judson Kell Leite | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-12T19:48:34Z | - |
dc.date.available | 2023-09-12T19:48:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30124 | - |
dc.description | PESSOA, J. K. L. A importância dos jogos pedagógicos online como ferramenta de motivação no ensino-aprendizagem de Geografia. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante dos desafios enfrentados pela pandemia do Covid-19, o processo educacional se reinventou e passou a utilizar o Ensino emergencial remoto como forma de continuidade do ensino-aprendizagem. Deste modo, com a disciplina de geografia não seria diferente, no que tange a busca por novas ferramentas que facilitam o ensino e a aprendizagem dos alunos. Diante desse cenário, os jogos pedagógicos online surgem como uma alternativa de assimilação dos conteúdos da Geografia, explanados nas aulas, de maneira fácil e prazerosa. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da utilização dos jogos pedagógicos online no ensino e aprendizagem da Geografia, visando proporcionar aos alunos a assimilação do conteúdo de forma didática e avaliar quais são os impactos dos jogos inseridos nas aulas. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Eliete Souza de Araújo Silva, localizada na cidade de Frei Martinho-PB, entre os meses de abril a junho de 2021, durante o período de regência no Estágio Supervisionado III. Para a aplicação dos jogos foram utilizados o blog Fórmula Geo que dispõem de jogos eletrônicos sobre os conteúdos da disciplina de Geografia. A pesquisa teve carácter qualitativo e quantitativo. Na avaliação sobre o grau de satisfação dos alunos foram aplicados um questionário contendo 04 perguntas fechadas. Evidenciou-se que o acesso à internet não é uma realidade de todos os estudantes da escola pública durante o período das aulas remotas. Quanto a utilização dos jogos, observou-se a boa aceitabilidade destes como ferramenta auxiliar facilitadora dos conhecimentos da Geografia. Os alunos que participaram da pesquisa não tiveram dificuldades durante a aplicação dos jogos no site, demonstraram-se bastante motivados. O professor teve um papel fundamental no ensino e aprendizagem durante a aplicação dos mesmos, desenvolvendo a visão crítica, estimulando o conhecimento e despertando a imaginação dos alunos sobre os conteúdos da disciplina de Geografia. Portanto, conclui-se que os jogos pedagógicos online proporcionaram aos alunos a assimilação dos conteúdos da Geografia de forma lúdica, criativa e interativa demonstrando-se uma ferramenta importante na construção do saber e impactando positivamente o ensino-aprendizagem da disciplina em foco. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Suellen Silva Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Jogos online | pt_BR |
dc.title | A importância dos jogos pedagógicos online como ferramenta de motivação no ensino-aprendizagem de Geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Judson Kell Leite Pessoa | TCC - JUDSON KELL LEITE PESSOA.pdf | 918.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | TERMO DE DEPOSITO.pdf | 639.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.