Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30124
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPessoa, Judson Kell Leite-
dc.date.accessioned2023-09-12T19:48:34Z-
dc.date.available2023-09-12T19:48:34Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30124-
dc.descriptionPESSOA, J. K. L. A importância dos jogos pedagógicos online como ferramenta de motivação no ensino-aprendizagem de Geografia. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractDiante dos desafios enfrentados pela pandemia do Covid-19, o processo educacional se reinventou e passou a utilizar o Ensino emergencial remoto como forma de continuidade do ensino-aprendizagem. Deste modo, com a disciplina de geografia não seria diferente, no que tange a busca por novas ferramentas que facilitam o ensino e a aprendizagem dos alunos. Diante desse cenário, os jogos pedagógicos online surgem como uma alternativa de assimilação dos conteúdos da Geografia, explanados nas aulas, de maneira fácil e prazerosa. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da utilização dos jogos pedagógicos online no ensino e aprendizagem da Geografia, visando proporcionar aos alunos a assimilação do conteúdo de forma didática e avaliar quais são os impactos dos jogos inseridos nas aulas. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Eliete Souza de Araújo Silva, localizada na cidade de Frei Martinho-PB, entre os meses de abril a junho de 2021, durante o período de regência no Estágio Supervisionado III. Para a aplicação dos jogos foram utilizados o blog Fórmula Geo que dispõem de jogos eletrônicos sobre os conteúdos da disciplina de Geografia. A pesquisa teve carácter qualitativo e quantitativo. Na avaliação sobre o grau de satisfação dos alunos foram aplicados um questionário contendo 04 perguntas fechadas. Evidenciou-se que o acesso à internet não é uma realidade de todos os estudantes da escola pública durante o período das aulas remotas. Quanto a utilização dos jogos, observou-se a boa aceitabilidade destes como ferramenta auxiliar facilitadora dos conhecimentos da Geografia. Os alunos que participaram da pesquisa não tiveram dificuldades durante a aplicação dos jogos no site, demonstraram-se bastante motivados. O professor teve um papel fundamental no ensino e aprendizagem durante a aplicação dos mesmos, desenvolvendo a visão crítica, estimulando o conhecimento e despertando a imaginação dos alunos sobre os conteúdos da disciplina de Geografia. Portanto, conclui-se que os jogos pedagógicos online proporcionaram aos alunos a assimilação dos conteúdos da Geografia de forma lúdica, criativa e interativa demonstrando-se uma ferramenta importante na construção do saber e impactando positivamente o ensino-aprendizagem da disciplina em foco.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Suellen Silva Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectJogos onlinept_BR
dc.titleA importância dos jogos pedagógicos online como ferramenta de motivação no ensino-aprendizagem de Geografiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Judson Kell Leite PessoaTCC - JUDSON KELL LEITE PESSOA.pdf918.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTERMO DE DEPOSITO.pdf639.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.