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dc.contributor.authorSousa, Neusa Helena Maia de-
dc.date.accessioned2023-09-12T20:42:48Z-
dc.date.available2023-09-12T20:42:48Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30125-
dc.descriptionSOUSA, N. H. M. de. Jogos digitais no contexto da sala de aula utilizando o projeto um computador por aluno (ProUCA). 2023. 21f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.pt_BR
dc.description.abstractOs jogos digitais têm sido associados a ganhos em relação ao aprimoramento de aspectos cognitivos. Dessa forma, a partir da interação com esse tipo de jogo, os sujeitos jogadores têm um tempo menor de reação, melhoria no desempenho relacionado às habilidades visuais básicas e a atenção. Com isso, a partir de 2010 foi implementado o Programa Um Computador por Aluno (ProUCA), o qual se deu de forma espontânea devido às experiências vivenciadas na área de tecnologia educacional com formadoras e com participantes de cursos e formações que incluem o uso do computador e internet em atividades pedagógicas com educadores e educandos. Assim, o foco foi de fazer com que as tecnologias da informação e comunicação se façam presentes no cotidiano da escola pública. Por intermédio do ProUCA, Projeto: Programa Um Computador por Aluno (UCA) implantado com o objetivo de intensificar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos e professores da rede pública de ensino, complementando as ações do MEC referentes a tecnologias na educação, em especial os laboratórios de informática, produção e disponibilização de objetivos educacionais na internet dentro do ProInfo Integrado que promove o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio, os alunos tinham disponíveis em sala de aula um netbook por aluno, como também, internet acessível no prédio escolar. Diante todo o trabalho executado, com a utilização dos netbooks do Projeto UCA nas turmas de 5º ao 9º ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental João Suassuna, percebeu-se que a utilização de Jogos Digitais no contesto da sala de aula trouxe um maior engajamento entre os alunos/professor, além de um melhor desempenho nas notas quantitativas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Rômulo César Araújo Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectJogos Digitaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAulas teóricaspt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleJogos digitais no contexto da sala de aula utilizando o projeto um computador por aluno (ProUCA)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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