Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30133
Título: O setor de compras e licitação do município de Catolé do Rocha: os desafios impostos pela burocracia
Autor(es): Ferreira, Dalila França de Andrade
Palavras-chave: Administração Pública
Licitação
Burocracia
Data do documento: 29-Jun-2023
Resumo: O objetivo geral identificar os resultados obtidos através da observação, pesquisa e análise bibliográficas no campo do trabalho licitatório do setor de compras, enfocando os desafios burocráticos nesta área da administração pública municipal, sendo uma pesquisa realizada de forma objetiva e esclarecida pelo pesquisador aos referenciais bibliográficos utilizados com a finalidade de coletar informações direcionadas a temática burocracia no setor de compras nas licitações da administração pública, proposta na de pesquisa com uma análise estrutural sendo de caráter qualitativo e exploratório sobre o referido tema, com coleta de informações literárias que possam descrever e aprimorar as informações sobre burocracia e licitação, visando obter conhecimento relevante e novo sobre um assunto contemporâneo e cotidiano da administração. De acordo com os estudos realizados pode-se descrever com os materiais bibliográficos utilizados para a composição deste estudo sobre processo licitatório em expressão, apresentando meios e termos burocráticos para ser realizado, entre eles o mesmo necessita de duas fases preparatórias para a sua realização, que são as fases internas e externas. Internas consiste na fase de preparação do objeto e suas características, além das demais obrigações do contratado. Fase externa, inicia-se na publicação do aviso do instrumento convocatório contendo endereço, dia e hora da sessão pública, resumo do objeto a ser contratado e meio de acesso ao documento integral (instrumento convocatório [edital]). Ao final deste estudo, identifica-se a importância de buscar melhorias na área de licitações, no contexto da evolução e das necessidades da administração, pois oportuniza compreender a importância da eficiência na gestão pública que muitas vezes é usado no dia a dia proporcionando o esquecimento do trabalho que obedece apenas a lei e respeita os princípios constitucionais em primeiro lugar.
Descrição: FERREIRA, Dalila França de Andrade. O setor de compras e licitação do município de Catolé do Rocha: os desafios impostos pela burocracia. 2023. 47f. Trabalho de de Conclusão de Curso ( Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30133
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dalila França de Andrade Ferreira.pdfPDF - Dalila França de Andrade Ferreira708.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito521.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.