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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30173
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fernandes Filho, Carlos Raimundo | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T11:41:31Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T11:41:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30173 | - |
dc.description | FERNANDES FILHO, Carlos Raimundo. Estágio supervisionado: da teoria à prática. 2023. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação é imprescindível a todas as profissões. Na docência, o estágio supervisionado é o que direciona a prática docente. Essa etapa de formação obrigatória, um momento de muita expectativa, é prevista em diversos cursos há bastante tempo. Também é nesse momento que o estagiário pode ter a convicção da escolha profissional feita. Faz-se necessário que esse processo contemple também aspectos culturais, físicos etc. Essa etapa de formação permite que se tenha a clareza sobre a importância da teoria para o exercício da prática e ainda desafia o discente a executar o conhecimento frente às situações. É a formação que fundamenta a atuação docente, sendo necessária, inclusive para aqueles que carregam em si o dom de ser professor. A reflexão sobre a prática é algo que deve sempre ser perseguido pelo docente e não apenas no estágio, mas no decorrer de toda a sua vida profissional. Lecionar também é um processo que traz aprendizagem para o professor. No processo de realização do estágio, é necessário que o estagiário tenha a condição de contribuir criticamente. Essa formação deve ultrapassar o momento de vivência do estágio, contemplando a sua área específica, assim como outras complementares, possibilitando ao docente assumir o papel de formador de cidadãos pensantes. Esse processo formativo deve ser realizado seguindo o viés da formação teórico-científica e da técnico-prática, de modo a promover a autonomia e trazer a satisfação profissional docente e o melhor desempenho dos alunos. É preciso também que o discente tenha o discernimento de que o estágio é apenas o primeiro passo da sua formação, pois essa deve ser continuada de forma sistemática, para que o profissional esteja constantemente atualizado para lidar com as situações adversas decorrentes do ambiente escolar. O estagiário deve encontrar condições para buscar o seu próprio processo de qualificação. Este trabalho parte do pressuposto de investigar a necessidade da formação discente desde o percurso dos conteúdos teóricos, buscando uma reflexão sobre a prática no campo de estágio, abordando também a importância da qualificação contínua e impressões da experiência no campo de estágio. Baseando-se em teorias de autores como Bianchi, Alvarenga e Pimenta, Lima, Raymundo, Libâneo, Garrido e Lucena, Freire, entre outros. O trabalho foi desenvolvido seguindo a metodologia de pesquisa exploratória, na categoria bibliográfica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Ms. Faustino Moura Neto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Estágio docência | pt_BR |
dc.title | Estágio supervisionado: da teoria à prática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
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