Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30177
Título: Condições Éticas e Técnicas do Exercício Profissional do/a Assistente Social na Política de Saúde: Uma análise no contexto da Pandemia de COVID-19
Autor(es): Guedes, Ana Patrícia da Rocha
Palavras-chave: Ética Profissional
Serviço social
Exercício Profissional
COVID-19
Data do documento: 21-Jun-2023
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) se fundamenta na teoria social crítica para refletir sobre a atuação dos/as assistentes sociais na Política de Saúde, com o propósito de identificar as inflexões nas condições éticas e técnicas do exercício profissional no cenário pandêmico da COVID-19. Para realização deste estudo, recorremos a pesquisa biográfica e documental em referencias relativas ao objeto de estudo, com abordagem qualitativa. No que se refere ao método, optamos pelo método crítico-dialético, o qual nos possibilita partir da aparência do objeto aqui investigado e chegar a sua essência, tendo como eixos norteadores as categorias da contradição, mediação, historicidade e totalidade. Pressupomos que a totalidade do cotidiano determina as relações sociais, neste sentido, realizamos aproximações diante da complexidade do movimento do real, a partir da qual buscaremos compreender as contradições e determinações a partir do processo histórico que se desenvolve o protagonismo dos sujeitos sociais. A complexidade das transformações societárias em decorrência da crise sanitária provocada pela COVID-19, convocou o Serviço Social para atuar na linha de frente no enfrentamento da doença, junto ao conjunto multidisciplinar dos profissionais inseridos nos diversos equipamentos da saúde pelo país, com condições precárias de trabalho, condições que se aprofundaram diante do negacionismo assumido pelo governo Bolsonaro (2019 – 2022). Para a análise crítica da realidade investigada buscaremos considerar o contexto ontológico da Ética e da Ética Profissional, realizando breves considerações sobre o Serviço Social na Política de saúde, pontuando também os desafios da ética profissional diante das condições técnicas que os profissionais dispuseram no contexto de enfrentamento da COVID-19.Os resultados deste estudo, nos possibilita apreender a intervenção profissional do assistente social tensionada na política de saúde e sintonizada com o vigente Código de Ética de 1993.
Descrição: GUEDES, Ana Patrícia da Rocha. Condições Éticas e Técnicas do Exercício Profissional do/a Assistente Social na Política de Saúde: Uma análise no contexto da pandemia de COVID-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30177
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- ANA PATRÍCIA DA ROCHA GUEDES.pdfPDF- ANA PATRÍCIA DA ROCHA GUEDES363.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DEPÓSITO.pdfTERMO DEPÓSITO242.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.