Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30179
Título: Crescimento e produção de variedades de algodoeiro colorido adubados com biofertilizante
Autor(es): Silva, Natália Lara Ferreira
Palavras-chave: Gossypium hirsutum L.
Algodão
Agricultura orgânica
Semiárido
Data do documento: 19-Out-2023
Resumo: O algodoeiro se expande com o passar do tempo por possuir muitas finalidades, dele podem ser feitos fármacos, além de alimentação animal, óleos e a fibra, este, é o produto que mais agrega valor à cultura, crescendo economicamente, gerando renda para os produtores e empregos. O cultivo do algodão de fibra naturalmente colorida cresce por ter um valor agregado quando comparado com o de fibra branca. O biofertilizante é uma alternativa de fertilizante natural seu uso é eficaz e possui um baixo custo para ser produzido, melhorando as características físicoquímicas e biológicas do solo agregando maior produção das culturas. Objetivou-se estudar os efeitos da aplicação de doses de biofertilizante no crescimento e na produção de variedades de algodão colorido no semiárido. A pesquisa foi realizada, no período de julho de 2022 a novembro de 2022, em condições de campo no setor de Agroecologia, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus IV, no munícipio de Catolé do Rocha – PB. O delineamento foi de blocos casualizados, no esquema fatorial 5 x 5, com quatro repetições, totalizando 100 parcelas experimentais, com 3 plantas/parcela, perfazendo 300 plantas experimentais. Foram estudados os efeitos de 5 genótipos de algodão: BRS Rubi; BRS Jade; BRS Verde; CNPA 2012-17-2(28A) e CNPA BA 2011 49-70 FL e de 5 doses de biofertilizante (D1= 0; D2 = 200; D3 = 400; D4 = 600 e D5 = 800 ml/20 litros de água) no crescimento e na produção do algodoeiro herbáceo. As variáveis analisadas foram; Altura de planta (AP), diâmetro do caule (DC), área foliar unitária (AFU) e área foliar da planta (AFP). Produção; Número de botões florais por planta (NBFP), número de maçãs por planta (NMP), produção por planta (PP) e produção por hectare (PH) ou produtividade (P). As doses de biofertilizante influenciam positivamente o crescimento vegetativo das variedades de algodão com maiores valores para variedades “Rubi”, “Branco” e “Diamante”. Os maiores valores de produção foram observados nas variedades “Jade” e “Diamante”, com destaque para a cultivar “Jade”, que obteve o melhor rendimento produtivo. O uso de biofertilizante de esterco bovino enriquecido na dose de 800 ml/20 litros de água proporciona maior eficiência vegetativa e produtiva das variedades de algodão. A aplicação do biofertilizante enriquecido com dosagens adequadas proporciona plantas nutricionalmente equilibradas. Assim pode ser recomendado na fertilização orgânica do algodão.
Descrição: SILVA, Natália Lara Ferreira. Crescimento e produção de variedades de algodoeiro colorido adubados com biofertilizante. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30179
ISSN: CDD 633.51
Aparece nas coleções:65 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natália Lara Ferreira SilvaPDF - Natália Lara Ferreira Silva473.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito87.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.