Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30180
Título: Salas multisseriadas: um olhar sobre a prática docente no município de Duas Estradas - PB
Autor(es): Santos, Janaina Baracho Silva dos
Palavras-chave: Formação docente
Educação do campo
Salas multisseriadas
Prática docente
Data do documento: 15-Jun-2023
Resumo: Tendo em vista que, o presente estudo trata sobre salas multisseriadas, foi necessário investigar os desafios e possibilidades na prática docente de duas salas multisseriadas no município de Duas Estradas-PB. Tendo como objetivos específicos: Identificar quais são os desafios e possibilidades cotidianas anunciadas pelos docentes. De forma mais específica, buscou-se:1) Conhecer os principais paradigmas e das controvérsias que giram em torno da educação rural e da Educação do Campo; 2) Verificar a formação inicial e continuada no contexto das salas multisseriadas; e 3) Identificar quais são os desafios e possibilidades cotidianas anunciadas pelos docentes. Para a elaboração do arcabouço teórico para fundamentar o trabalho foi utilizado os escritos de Hage (2008), Reis (2015), Vieiro e Medeiros (2018), Santos (2021), Munarin (2008), Caldart (2012), dentre outros estudiosos que contribuíram para a compreensão e debate da temática. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa, que busca descrever a realidade durante as reflexões sobre a temática. A investigação trata-se de uma pesquisa de campo em duas salas multisseriadas, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Diante disso, verificou-se que as/os docentes que lecionam na zona rural enfrentam muitas dificuldades, desde recursos pedagógicos adequados, formação inicial e continuada docente para atuar nesse contexto específico e garantir que as escolas tenham infraestrutura física e tecnológica adequada. Foi possível concluir que é necessário promover um maior incentivo à produção de pesquisas que contribuam para as práticas pedagógicas no campo, considerando suas diversas realidades e peculiaridades.
Descrição: SANTOS, Janaina Baracho Silva dos. Sala multisseriadas: um olhar sobre a prática docente no município de Duas Estradas - PB. 2023. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30180
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósitoTermo de depósito205.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Janaína Baracho Silva dos SantosTCC - Janaína Baracho Silva dos Santos787.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.