Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30185
Título: Arquivologia e sustentabilidade nas escolas: uma revisão de literatura
Autor(es): Nascimento, Josivan Félix do
Palavras-chave: Gestão documental
Educação ambiental
Meio ambiente
Sustentabilidade
Data do documento: 26-Jun-2023
Resumo: O arquivista é um profissional multidisciplinar. Seu trabalho perpassa pelo planejamento de políticas e programas de gestão de documentos, organização, acompanhamento, assessoramento e direção de instituições arquivísticas e serviços de arquivo. Logo, conhecer o atual cenário da arquivologia e sustentabilidade nas escolas diante a ansiedade nas pesquisas brasileiras e internacionais se traduz em um processo de extrema importância. Dessa forma, objetivou-se realizar uma síntese da literatura nacional e internacional sobre a arquivologia e sustentabilidade nas escolas. Trata-se de um estudo do tipo revisão da literatura, composta por pesquisas com a temática arquivologia e sustentabilidade como principal tema, entre janeiro de 2018 e maio de 2023, nos idiomas português, inglês e espanhol, publicadas no Brasil nos seguintes repositórios: periódicos CAPES e Google acadêmico. Foram utilizados os descritores: "Gestão documental", "Sustentabilidade", "Escolas". Logo, artigos de revisão, dissertações, teses, boletins e relatórios foram excluídos da amostra, a coleta ocorreu com o auxílio do Systematic Review and Meta-Analyses (PRISMA) e a análise dos dados, após seleção da amostra, realizada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin em que os termos chave foram triados no IRAMUTEQ. Analisaram-se publicações no Google Acadêmico (n = 15.700 | 99,9172%) e Periódicos CAPES (n = 13 | 0,0827%), totalizando 15.713 artigos encontrados. Além disso, emergiram duas classes/clusters de maior destaque: Classe I – prevaleceram as formas textuais “questão” e “social” e Classe II – “escola”, “estudo” e “gestão”, ambos com pvalor < 0,05. Assim, os estudos focaram em diferentes variáveis sobre arquivologia e sustentabilidade nas escolas, no entanto, observou-se escassez de estudos nos últimos anos, o que evidencia a necessidade de pesquisas sobre a problemática. Por fim, o presente estudo demonstrou conceitos, lacunas e um cenário atual que carece reflexões.
Descrição: NASCIMENTO, J. F. do. Arquivologia e sustentabilidade nas escolas: uma revisão de literatura. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30185
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Josivan Félix do Nascimento801.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito37.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.