Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30187
Título: O mundo no black power de Tayó, de Kiusam de Oliveira: a construção da identidade étnico-racial através da literatura infantil.
Autor(es): Fernandes, Islaine de Souza
Palavras-chave: Literatura infantil
O mundo no black power de Tayó
Kiusam de Oliveira
Identidade étnico-racial
Data do documento: 5-Out-2023
Resumo: Este trabalho objetiva discutir a importância e contribuição da literatura infantil afro-brasileira na sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental através de uma Sequência Básica, tendo por foco a obra O mundo no black power de Tayó, de Kiusam de Oliveira. Essa abordagem tem como intuito valorizar a cultura africana e colaborar no processo de construção da identidade étnico-racial. Para mais, busca evidenciar a representação da criança negra na literatura infantil, além da formação crítica a partir da leitura antirracista. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e de cunho bibliográfico, tendo a concepção teoricamente fundamentada nos autores Cosson (2009), que apresenta a Sequência Básica como uma construção do letramento literário, Souza (2020), que trata o letramento literário de reexistência, bem como uma maneira acessível de contato direto com a literatura, Girotto e Souza (2010), que abordam o ato de ler e as estratégias e possíveis conexões de leitura que podem ocorrer entre a obra literária e o leitor, dentre outros autores que complementam e dialogam com os demais estudos bibliográficos. Os resultados apresentaram a necessidade de as escolas integrarem obras literárias infantis afro-brasileiras no ensino, as quais carregam conhecimentos, valores e culturas importantes para a formação das crianças, principalmente nos aspectos social, crítico e reflexivo, além de serem fundamentais para a construção da sua identidade e desconstrução de conceitos enraizados sobre a cultura afro-brasileira. Desse modo, a valorização dessa cultura e o reconhecimento da importância do povo negro na constituição da sociedade brasileira em seus âmbitos social, histórico e cultural em livros literários infantis podem se traduzir como um caminho para se romper com práticas racistas desde a infância.
Descrição: FERNANDES, Islaine de Souza. O mundo no black power de Tayó, de Kiusam de Oliveira: a construção da identidade étnico-racial através da literatura infantil. 2023. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30187
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Islaine de Souza FernandesTCC - Islaine de Souza Fernandes1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito220.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.