Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30202
Título: Autismo e serviço social: Relato de experiência a partir do estágio supervisionado obrigatório no Núcleo de Apoio e Diagnóstico a Pessoa com Deficiência (NADPD) em Campina Grande - PB.
Autor(es): Bezerra, Camila da Silva
Palavras-chave: Serviço social
Saúde
Pessoa com deficiência
Autismo
Data do documento: 15-Set-2023
Resumo: O presente trabalho resulta da aproximação do Serviço Social às práticas do exercício profissional na política de saúde. Este relato de experiência é fruto das observações e análises feitas durante o processo de estágio supervisionado obrigatório no Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (NADPD), localizado no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes na cidade de Campina Grande – PB, com a finalidade de compartilhar a importância do assistente social enquanto profissão na viabilização do acesso aos direitos, tendo em vista, uma atuação pautada no Código de Ética, na lei que regulamenta a profissão e nas diretrizes curriculares que norteiam a profissão. A discussão objetiva analisar sobre a assistência à saúde da Pessoa com Deficiência e os direitos conquistados entender o autismo como sendo considerado uma deficiência no que se refere aos direitos e a atuação do assistente social na política de saúde para Pessoa com Deficiência. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado o seguinte caminho metodológico: pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa descritiva, pesquisa exploratória e qualitativa, a partir das análises da experiência no campo de estágio. Partindo do aporte teórico da criação das políticas públicas de saúde no Brasil, direcionando-as a Pessoa com Deficiência, diante das lutas e direitos conquistados. As primeiras ações direcionadas para as pessoas com deficiência aconteceram um ano após a Constituição de 1988, a Lei 7.853 de 1989 definiu a “Política Nacional de Integração da Pessoa Com Deficiência”. As normas contidas nessa Lei têm como objetivo garantir a essas pessoas ações governamentais necessárias ao pleno exercício de seus direitos básicos, como o direito à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, etc. Além dessas garantias postas na lei da pessoa com deficiência, a pessoa com Transtorno do espectro autista tem o suporte da lei 12.764/12 que define a “Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”, onde reconhece a pessoa com TEA como pessoa com deficiência para todos os fins legais.
Descrição: BEZERRA, Camila da Silva. Autismo e Serviço Social: Relato de experiência a partir do estágio supervisionado obrigatório no Núcleo de Apoio e Diagnóstico a Pessoa Com Deficiência (NADPD) em Campina Grande - PB. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30202
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CAMILA 1 - versão final.pdfPDF - Camila da Silva Bezerra 01/11/2023507.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC (1) (1) (1).pdfTermo de deposito - TCC.pdf364.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.