Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30217
Título: Atuação de enfermagem frente ao cuidado de mulheres vítimas de violência: uma análise adaptada ao sumari®
Autor(es): China, Mayara Jéssica Monteiro
Palavras-chave: Enfermagem
Violência
Mulheres
Data do documento: 27-Out-2023
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar a atuação de enfermagem frente ao cuidado prestado às mulheres vítimas de violência. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, em que se utilizou o levantamento da bibliográfico pertinente a temática no mês de março de 2023 por meio do acesso ao Portal da Biblioteca Virtual em Saúde que recuperou estudos nas bases de dados (LILACS/BDENF) e na Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE via PUBMED). Os descritores utilizados foram: enfermagem, violência e mulheres na BVS, sendo provenientes dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e nursing, violence e women na PUBMED, advindos dos Medical Subject Headings (MESH TERMS). Após a combinação dos referidos descritores com o operador booleano AND nas bases citadas foram recuperados 4.246 artigos. Para auxiliar na triagem e seleção dos estudos foi utilizado o fluxograma PRISMA. Procedeu-se com a aplicação dos filtros (tipo de estudo, idioma e recorte temporal dos últimos cinco anos (2018 à 2023), restando 341 artigos. Em seguida foram realizadas leituras dos títulos e dos resumos com a aplicação dos critérios de elegibilidade. Critérios de inclusão: artigos publicados em português, inglês e espanhol, com delimitação temporal dos últimos cinco anos, os quais respondessem à pergunta norteadora proposta para a revisão, sendo estes provenientes de estudos primários. Como critérios de exclusão: artigos duplicados e a literatura cinzenta. Restando assim 19 artigos para a realização da leitura na íntegra, após a análise foram selecionados 15 para a amostra final. A análise dos estudos foi realizada de forma descritiva com adaptações ao método SUMARI®. Os estudos que compuseram a amostra final foram publicados majoritariamente no ano de 2021 (≅ 33%), nos periódicos Cogitare Enfermagem (13,3%), Enfermagem em Foco (13,3%) e Revista Mineira de Enfermagem (13,3%), no Brasil (93,3%), prevaleceu o tipo de pesquisa qualitativa, descritiva e transversal (86,6%). Os resultados indicaram que as intervenções encontradas podem ser aplicadas em diferentes serviços de saúde, sendo elas: o acolhimento humanizado; encaminhamento e articulação dos serviços; avaliação singular; elaboração do plano de cuidado; segurança do paciente; escuta ativa; consulta de enfermagem, anamnese e exame físico; notificação dos casos; criação de vínculo e orientação; realização de procedimentos clínicos; apoio social, familiar e corresponsabilização do cuidado bem como a educação, promoção e prevenção em saúde. Constata-se que a atuação da enfermagem frente ao cuidado de mulheres vítimas de violência desempenha um papel fundamental na promoção da saúde, na prevenção de danos e no apoio às mulheres em situações de vulnerabilidade.
Descrição: CHINA, Mayara Jessica Monteiro. Atuação de enfermagem frente ao cuidado de mulheres vítimas de violência: uma análise adaptada ao sumari ®. 2023. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30217
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mayara Jéssica Monteiro China.pdfTCC - Mayara Jéssica Monteiro China470.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Déposito.pdfTermo de Depósito58.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.