Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3022
Título: O papel da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN – na grande estratégia dos Estados Unidos da América
Autor(es): Rezende, Marcílio Lourenço de Moura
Palavras-chave: Neo-isolamento
OTAN
Hegemonia extra-regional
Estados Unidos
Data do documento: 6-Mar-2014
Resumo: O presente trabalho busca abordar a utilização americana da OTAN através das teorias da grande estratégia americana defendida por autores como Posen e Ross, Art e Layne. O estudo divide-se em três capítulos cuja linha temporal se inicia na Guerra Fria e termina em meados da década de 1990. O primeiro compreende a história da OTAN, relatando sobre sua criação, seus principais objetivos, tanto aqueles que deram origem a organização quanto aqueles que surgiram no término da Guerra Fria e foram determinantes para sua atuação no sistema internacional, sobre os membros e parceiros, a inserção em conflitos, entre outros, fatores que têm certa relevância para entender o problema a ser estudado. O segundo discorre a grande estratégia, explicando as que têm maior importância nos estudos sobre o tema. São estratégias como o neo-isolacionismo, engajamento seletivo, a primazia, segurança cooperativa, o offshore balancer e hegemonia extraregional. Por fim, no terceiro capítulo é feita a análise, a partir do exposto nos demais tópicos, mostrando, através da escolha de uma das táticas apresentadas, o porquê da atuação expansionista americana e o porquê da utilização da OTAN por esta potência.
Descrição: REZENDE, Marcílio Lourenço de Moura. O papel da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN – na grande estratégia dos Estados Unidos da América. 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3022
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcílio Lourenço de Moura Rezende.pdfMarcílio Lourenço de Moura Rezende569.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.