Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30220
Título: Análise dinâmica de detectores de conteúdo IA
Autor(es): Costa, Clearlison Nóbrega da
Palavras-chave: Inteligência artificial
Testes automatizados
Selenium IDE
Data do documento: 31-Ago-2023
Resumo: É notável a evolução tecnológica a que vivenciamos atualmente, em que diversas áreas veem ganhando mais e mais inovações. Nesse caminho, podemos constatar que o processamento de linguagem natural despertou cada vez mais o interesse da sociedade em geral quando tecnologias, tal qual o ChatGPT, começaram a emergir e apresentar uma capacidade ímpar na produção de conteúdo textual. Com isso, veio à luz também uma válida preocupação, conseguir identificar quando um conteúdo foi ou não produzido por uma inteligência artificial. Isso se dá pela constatação que nós, seres humanos, temos dificuldades consideráveis de faz-lo sem nenhum auxílio. A principal ajuda que nos está sendo fornecida no presente momento, são diversas ferramentas que se dizem capazes de fazer a detecção desse tipo de conteúdo. Diante desse contexto, a presente pesquisa busca aferir a eficácia desses detectores de conteúdo de IA, através de uma análise dinâmica, capitaneada por testes automatizados com o auxílio da ferramenta Selenium IDE. Vale destacar que para a realização de tais testes, foram escolhidos alguns cenários, os quais todas as ferramentas analisadas foram expostas. Por fim, a pesquisa conseguiu constatar que detectores de conteúdo de IA terão cada vez mais importância dentro do contexto em que estamos inseridos, tais ferramentas conseguiram uma taxa de acerto de 56,7%. Levando em consideração os cenários em que as ferramentas foram expostas e tendo em vista que os mesmos tem um contexto limitado, foi notório que as ferramentas ainda não possuem a confiabilidade necessária, precisando assim evoluir um pouco mais.
Descrição: COSTA, Clearlison Nóbrega da. Análise de detectores de conteúdo IA, 2023. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30220
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Clearlison Nóbrega da CostaTCC - Clearlison Nóbrega da Costa797.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito139.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.