Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30236
Título: O céu que nos cobre: uma proposta de ensino sobre meteoros na Educação Básica
Autor(es): Filho, Natanael Gomes da Silva
Palavras-chave: Educação básica
Ensino por investigação
Recursos didáticos
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 31-Ago-2023
Resumo: Meteoros, cometas, eclipses e outros fenômenos que ocorrem nos céus sempre fizeram parte do imaginário popular. Seja por desconhecimento científico ou por tradições populares, várias interpretações e consequências foram e são associadas a que vem dos céus. Mas até que ponto isso realmente nos afeta como seres terrestres? Como podemos nos apropriar desse conhecimento para não nos deixarmos levar por notícias falsas e fantasiosas? Com vistas a tornar o conhecimento sobre causas e consequências de meteoros mais facilmente compreensível, este trabalho apresenta uma proposta para o ensino desse tema na educação básica. Nesse sentido, fazemos uma introdução ao estudo teórico e histórico sobre meteoros. Para a proposta, nos baseamos na metodologia do ensino por investigação e utilizamos diferentes recursos didáticos, como filmes, textos e simuladores. Enquanto proposta, pretendemos que seja passível de adaptação para diferentes contextos de sala de aula e de utilidade para professoras e professores da Educação Básica em diferentes níveis.
Descrição: SILVA FILHO, Natanael Gomes da. O céu que nos cobre: numa proposta de ensino de meteoros na educação básica. 2023. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30236
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Natanael Gomes da Silva FilhoTCC - Natanael Gomes da Silva Filho549.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito152.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.