Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Alexandra Nascimento da Silva-
dc.date.accessioned2023-11-16T13:19:27Z-
dc.date.available2023-11-16T13:19:27Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30248-
dc.descriptionOLIVEIRA, Alexandra Nascimento da Silva. Influência dos contextos formativos do professor de matemática para promoção do ensino por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação ou Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA educação vivencia nos dias atuais o ápice da inserção das tecnologias no contexto escolar. Mas, para que esse processo aconteça de forma eficaz é necessária uma melhor formação dos educadores. Para isso, se faz necessário a adaptação e inovação dos métodos de ensino para poder alcançar de forma atrativa os estudantes que possuem um alto domínio tecnológico, o que exige dos educadores uma maior proximidade com a cultura digital e suas ferramentas como meio de ensino. Diante deste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a influência dos contextos formativos do professor de Matemática para promoção do ensino por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Para alcançamos o objetivo pretendido realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, aplicando um questionário a professores de Matemática. Contamos com a participação de vinte e um professores de Matemática da Educação Básica, da rede pública de ensino da Paraíba. A análise foi realizada fundamentada nos referenciais teóricos adotados e nas nossas interpretações sobre o tema. A partir da análise foi possível observarmos que os contextos formativos dos professores influenciam diretamente em suas metodologias de ensino e que estes nos últimos anos estão cada vez mais inserindo o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para a promoção do ensino. Vale salientar que a utilização desta ferramenta ainda é escassa devido à falta não só de formação, mas também de recursos nas escolas, principalmente públicas. É necessário que a evolução digital dentro da Educação Matemática e os impactos gerados nas metodologias de ensino sejam consideradas tanto no contexto de formação inicial como nas formações continuadas para que alcancem as salas de aulas promovendo aprendizagens.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Daiana Estrela Ferreira Barbosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleInfluência dos contextos formativos do professor de matemática para promoção do ensino por meio das tecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Alexandra Nascimento da Silva OliveiraTCC - Alexandra Nascimento da Silva Oliveira506.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito217.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.