Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30251
Título: Explorando a geometria com o geoplano: Uma proposta de aprendizagem para alunos do ensino fundamental
Autor(es): Apolinario, Alisson Da Silva
Palavras-chave: Geometria Plana
Polígonos
Ensino
Geoplano
Data do documento: 29-Jun-2023
Resumo: Neste trabalho são apresentadas estratégias de ensino diferentes do tradicional sobre a área de polígonos, no qual se apresentam seu contexto histórico e em seguida às fórmulas e suas demonstrações, no decorrer é exposto uma aula prática com o uso de materiais concretos trazendo alguns exemplos. Buscamos trabalhar, além das demonstrações, alguns conceitos básicos da Geometria plana, citando matemáticos que contribuíram significativamente com os avanços da Matemática. Baseados em livros e artigos da história da matemática, buscamos desenvolver uma metodologia que venha contribuir com a aprendizagem, através de algumas atividades dirigidas, esta envolvendo o uso do Geoplano, tendo em vista que o uso de materiais concretos favorece o ensino aprendizagem do aluno, em um tempo consideravelmente reduzido. Destacamos também a importância do professor em levar para sala de aula curiosidades e aplicações, casos especiais de áreas de triângulos, estimulando assim, o interesse dos alunos pela matéria, tornando as aulas mais interessantes.
Descrição: APOLINÁRIO, Alisson da Silva. Explorando a geometria com o geoplano: uma proposta de aprendizagem para alunos do ensino fundamental. 2023. 42f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30251
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Alisson da Silva Apolinario.pdfTCC - Alisson da Silva Apolinário1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito99.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.