Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30256
Título: O uso de materiais manipuláveis para o ensino de área e perímetro na exploração e percepção de professores de matemática
Autor(es): Rego, Maria Iolanda Lima do
Palavras-chave: Geometria plana
Materiais manipuláveis
Educação matemática
Pensamento geométrico
Data do documento: 15-Dez-2022
Resumo: O ensino na educação básica em algumas escolas públicas no Brasil continua sendo tratado e debatido de forma superficial e deixado, consequentemente, em segundo plano, especialmente no que tange o estudo da Geometria Plana. No entanto, diante da relevância desta área da Matemática, a Geometria Plana permanece nos currículos pedagógicos do ensino fundamental, uma vez que, busca promover a utilização de novos recursos tecnológicos como os materiais manipuláveis, afim de despertar e desenvolver nos estudantes suas habilidades cognitivas e conceitos matemáticos. Assim, esta pesquisa teve como o objetivo geral compreender de que formas professores exploram os conteúdos de área e perímetro com a utilização de materiais manipuláveis. Como objetivos específicos, procuramos identificar e analisar as estratégias utilizadas pelos professores diante das adversidades, e como são compostos os materiais manipuláveis em seus planejamentos. Para isto, aplicamos um questionário com dez questões dos tipos objetivas e subjetivas, a dois professores de Matemática de escolas públicas estadual e municipal, na cidade de Campina Grande e Queimadas, respectivamente, ambas no estado da Paraíba. Através da análise das respostas dos professores ao questionário, percebemos que, embora haja compreensão dos professores diante das realidades vividas nestes contextos, existem ainda, muitos obstáculos para a utilização desses materiais manipuláveis, seja por falta de espaço adequado na escola ou até mesmo por falta de tempo para a inclusão dos materiais mencionados no seu planejamento. Contudo, a preocupação dos professores em incluir os materiais manipuláveis nas aulas é notória, visto que os mesmos defendem a ideia de melhorias na área de Educação Matemática. Portanto, identificamos a necessidade de incorporar mais vezes essas práticas pedagógicas na sala de aula, com o intuito de despertar nos estudantes a compreensão dos conceitos e pensamento geométrico e, auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição: RÊGO, Maria Iolanda Lima do. O uso de materiais manipuláveis para o ensino de área e perímetro na exploração e percepção de professores de matemática. 2023. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) -- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30256
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Iolanda Lima do Rêgo.pdfTCC - Maria Iolanda Lima do Rêgo966.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito459.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.