Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30258
Título: Atopos: uma solução para um sistema de gerenciamento de materiais utilizando ux design
Autor(es): Nascimento, Renato Ayron Cordeiro
Palavras-chave: UX Design
Gerenciamento de objetos
Protótipo
Software
Data do documento: 31-Ago-2023
Resumo: A gestão de materiais no ambiente universitário é influenciada por diversos fatores e processos. Esse controle restritivo e indiscriminado impacta a rotina dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em vários níveis, prejudicando na formação dos discentes e gerando uma escassez na sensação de comunidade entre alunos, professores e administração. A ausência de avaliação dos itens utilizados e a inexistência de um feedback relevante acerca dos objetos de aprendizagem comprometem os critérios de qualidade na educação. Diante disso, foi elaborada uma solução de interface gráfica utilizando tecnologias de crescente importância na atualidade, aplicada a um sistema previamente proposto na disciplina de Análise e Projeto de Sistemas, que visava controlar o empréstimo e reserva de materiais didáticos utilizados nas aulas de matemática, resultando no atual projeto Atopos. Para alcançar esses objetivos, empregou-se estratégias de UX Design, com ênfase nas necessidades acadêmicas, adotando o método do Diamante Duplo e as seis fases do Design Thinking de maneira cíclica. Embora o enfoque principal não tenha sido no back-end, mas sim na prototipagem de uma interface com alto grau de usabilidade alinhada às demandas dos usuários, os resultados revelam de forma clara que as funcionalidades definidas na elicitação de requisitos foram amplamente tratadas com responsabilidade. Por outro lado, é fundamental afirmar que o projeto está em sua fase embrionária, oferecendo oportunidades de crescimento gradual e adaptação a novos contextos, alinhados às futuras necessidades do público-alvo.
Descrição: NASCIMENTO, Renato Ayron Cordeiro. Atopos: uma solução para um sistema de gerenciamento de materiais utilizando ux design. 2023. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30258
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Renato Ayron Cordeiro NascimentoTCC - Renato Ayron Cordeiro Nascimento10.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito203.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.