Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30262
Título: O uso de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da geometria: uma experiência didática no 6º ano do ensino fundamental
Autor(es): Araújo, Jocelina da Silva
Palavras-chave: Geometria Espacial
Materiais Manipuláveis
Construções Geométricas
Ensino da Matemática
Data do documento: 31-Ago-2023
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender como o uso de materiais manipuláveis na construção de figuras geométricas espaciais pode auxiliar o processo de ensino e aprendizagem da geometria no 6º ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e pedagógica. A construção desse trabalho de pesquisa se deu a partir da seguinte inquietação: O uso de materiais manipuláveis auxilia na aprendizagem da Geometria no 6º ano dos anos finais do ensino fundamental? Para responder essa questão desenvolvemos e analisamos, a partir de projeto pedagógico, a prática de construção de figuras geométricas espaciais a partir do uso de materiais manipuláveis. Para a construção desse projeto nos apoiamos nas ideias de Lorenzato (1995) e nos documentos oficiais. Percebemos através de observação, que as atividades feitas com o uso de materiais manipuláveis contribuiu para o melhoramento no aprendizado e habilidades como também no conhecimento do alunado referente à geometria.
Descrição: ARAÚJO, Jocelina da Silva. O uso de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da Geometria: uma experiência didática no 6º ano do ensino fundamental. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30262
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jocelina da Silva Araújo.pdfTCC - Jocelina da Silva Araújo414.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito269.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.