Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30284
Título: Revisão sistemática da literatura arquivística sobre o acesso à informação das pessoas com deficiência visual
Autor(es): Silva, Maria Emilia Gurgel Bezerra
Palavras-chave: Produção científica em Arquivologia
Acessibilidade em arquivo
Pessoa com deficiência
Deficiência visual
Data do documento: 17-Nov-2023
Resumo: O presente artigo realizou uma pesquisa na produção científica em Arquivologia sobre o acesso à informação da pessoa com deficiência visual nos arquivos. Entendendo a necessidade de promover acessibilidade nos arquivos para além das quebrar de barreiras estruturais e arquitetônicas, mas também de possibilitar o acesso indiscriminado às informações contidas nos documentos. Para o referencial teórico foram realizadas pesquisas documental e bibliográfica, possibilitando conceituar deficiente visual, identificar as legislações vigentes, a estruturação de um arquivo acessível e o discurso técnico científico da arquivologia sobre pessoas com deficiência no recorte da deficiência visual. Na metodologia foi utilizada como técnica a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), sendo selecionadas as bases de dados do Portal de Periódicos CAPES, o Repositório Institucional da UEPB e a Base de Dados Referências de Artigos de Periódicos em Ciências da Informação (BRAPCI). Durante as buscas nas bases de dados foi possível identificar que apenas 1(um) texto discorre sobre questões referentes ao acesso das pessoas com deficiência visual aos ambientes de arquivo. Para melhorar esse cenário, e se fazer cumprir as leis vigentes, ressaltamos a importância e a urgência de discussões sobre o tema e o para o papel do profissional de arquivo e dos formadores desses profissionais nesse processo.
Descrição: SILVA, M. E. G. B. Revisão sistemática da literatura arquivística sobre o acesso à informação das pessoas com deficiência visual. 2023. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30284
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Emília Gurgel Bezerra SilvaTCC - Maria Emília Gurgel Bezerra560.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de depósito787.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.