Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30287
Título: A ludicidade como fonte de contribuições aos déficits de aprendizagem pós-pandemia do Covid-19 no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental I
Autor(es): Nunes, Ana Beatriz Maximiano
Palavras-chave: Educação matemática, ensino aprendizagem, ludicidade
Data do documento: 25-Out-2023
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de proporcionar informações a cerca da ludicidade nas aulas de matemática neste período pós-pandêmico, no Ensino Fundamental I (séries iniciais), com ênfase na aprendizagem aos déficits de aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras. O brincar com sua essência excepcional cria uma ação em que gera conhecimentos, habilidades e experiências para a vida da criança, mexendo também com os sentidos e sentimentos, desenvolvendo a imaginação e capacitando o desenvolvimento de grandes saberes. Foi tido como objetivo principal observar o funcionamento da ludicidade nas aulas de matemática em algumas escolas do brejo paraibano. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e exploratória. Abicamos que atividades dinâmicas que apresentam motivação podem trazer interesse para o aluno, oportunizando a aprendizagem por meio da ludicidade. Este estudo está dividido da seguinte forma: Introdução, Um breve histórico do lúdico no Brasil, Ludicidade e o ensino-aprendizagem da matemática, A ludicidade e a BNCC, A ludicidade e a formação docente, A importância da ludicidade no período pós pandêmico, Aspectos metodológicos, Análise dos dados, Resultados e discussões, Considerações finais, Referências e Apêndice. Contamos com o adjutório dos seguintes autores: Antunes (2003), D’ Ambrósio (1993/2001), Fernandes e Souza (2020), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Luckesi (2014), Machado (2014), Moura (1922), Rau (2011), Silva (2005), Smole (2000), Tardif (2002). A pesquisa demonstra que a ludicidade pode trazer benefícios fundamentais para o processo de aprendizagem da criança, pois é na brincadeira que a criança interage e aprende.
Descrição: NUNES, Ana Beatriz Maximiano. A ludicidade como fonte de contribuições aos déficits de aprendizagem pós-pandemia do Covid-19 no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental I. 2023. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30287
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de DepósitoTermo de Depósito379.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Ana Beatriz Maximiano NunesTCC - Ana Beatriz Maximiano Nunes1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.