Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30288
Título: Contribuições da família e a escola como fonte de ensino e aprendizagem para crianças do ensino fundamental I
Autor(es): Medeiros, Namíbia da Silva Barros de
Palavras-chave: Criança
Escola
Família
Participação
Data do documento: 25-Out-2023
Resumo: O presente estudo abordará as contribuições da família e a escola como fonte de ensino e aprendizagem para crianças do ensino fundamental I, tendo como objetivo geral analisar a influência da escola e família no processo de ensino e aprendizagem da criança. E como objetivos específicos analisar como deve ser criada essa relação de escola-família, compreender a importância da participação da família com a instituição educacional para o desempenho na aprendizagem e autoconfiança do aluno, e analisar quais os bloqueios que dificultam a interação entre família/ escola. A pesquisa justifica-se pela importância de apresentar as contribuições da família e a escola como ferramenta para o processo de desenvolvimento educacional do educando. Para o desempenho do trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica. E o artigo utilizou-se como referência os estudos dos seguintes autores Piaget (1977); Esteves (2004); Gil (1987); Prado (2013); Rego (2003); Oliveira (2000) Vigotsky (1998), Toro (2002), entre outros autores que orienta o entendimento do estudo pesquisado. Trazendo reflexão sobre a importância da interação família e escola para o desenvolvimento da criança. Quais as estratégias que pode ser feita para garantir essa aproximação ativa da escola com os pais? Qual a influência que esse essa participação acarreta na vida da criança? Quais os bloqueios que dificulta essa relação? Sob o estudo de pesquisas de autores qualificados que adicionam ativamente para a reflexão desse trabalho, visto que a intenção é refletir e discutir a ação que a família e escola promovem na vida escolar do estudante seja ela de forma positiva ou negativa, mas influencia diretamente no desempenho da criança e na garantia do sucesso escolar. Assim, foi possível concluir que a presença da família na escola, é uma estratégia que além de estimular o convívio também impacta positivamente o rendimento e produtividade da criança principalmente em seu progresso na aprendizagem de alfabetização. Sendo assim, um bom relacionamento entre a família e o colégio, se torna um diferencial importante para o estimulo das habilidades sociais da criança.
Descrição: MEDEIROS, Namíbia da Silva Barros. Contribuições da família e a escola como fonte de ensino e aprendizagem para crianças do ensino fundamental I. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30288
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Namíbia da Silva Barros de MedeirosTCC - Namíbia da Silva Barros de Medeiros353.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito359.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.