Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30290
Título: Levantamento, classificação e mapeamento de solos da chácara santa gertrudes, Patos-PB
Autor(es): Paulino, Alex Alves
Palavras-chave: Física do solo
Aptidão agrícola
Semiárido
Data do documento: 28-Jun-2023
Resumo: Os solos desempenham um papel fundamental na sustentabilidade do planeta e na sobrevivência humana. Essenciais para a produção de alimentos, abrigam uma grande diversidade de vida, armazenam e filtram a água, e são parte integrante do ciclo global do carbono. Além disso, os solos fornecem uma série de serviços ecossistêmicos, como regulação do clima, proteção contra desastres naturais e suporte para atividades recreativas. O levantamento de solos é uma ferramenta essencial para entender a natureza e a distribuição dos diferentes tipos de solos em uma determinada região. Assim, o objetivo desse trabalho foi realizar a análise da diversidade espacial das propriedades químicas, morfológicas e físicas por meio de técnicas geoestatísticas, com o objetivo de descrever, categorizar e mapear as diferentes classes de solos predominantes e presentes na área experimental da Chácara. Para realizar a caracterização dos solos, empregou-se o método de descrição de perfis, abrangendo três perfis em toda a extensão da área. Cada perfil foi georreferenciado para permitir o mapeamento adequado. Coletaram-se amostras de cada horizonte dos perfis, visando análises químicas, físicas e morfológicas. Os perfis estudados, foram georreferenciados, descritos morfologicamente por meio de amostras coletadas, e classificados conforme o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Os perfis classificados foram, Neossolo Flúvico Ta, Planossolo Háplico e Luvissolo Crômico. Perfil 1: Neossolo flúvico Ta Eutrófico típico, textura média/arenosa/argilosa, A moderado, relevo plano. Terras com boa aptidão agrícola em todos os níveis de manejo, recomendada para uso de lavouras; Perfil 2: Planossolo Háplico Eutrófico típico, textura média pouca cascalhento/média muito cascalhenta, A moderado, relevo plano. Terras com aptidão agrícola de boa a regular em todos os níveis de manejo, sendo indicado para lavoura e pastagem plantada; Perfil 3: Luvissolo crômico carbonático vertissólico, textura média pouco cascalhenta/argilosa pouca cascalhenta, A fraco, relevo fraco. Terras com aptidão restrita em todos os níveis de manejo.
Descrição: PAULINO, Alex Alves. Levantamento, classificação e mapeamento de solos da chácara santa gertrudes, Patos-PB. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30290
Aparece nas coleções:65 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alex Alves PaulinoPDF - Alex Alves Paulino1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito166.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.