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dc.contributor.authorBrandão, Leila dos Santos-
dc.date.accessioned2023-11-28T18:57:55Z-
dc.date.available2023-11-28T18:57:55Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.otherCDD 027-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30297-
dc.descriptionBRANDÃO, L. dos S. Ações educativo-culturais em arquivos lusófonos: uma proposta teórico-metodológica à Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP. 2023. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na Universidade Estadual da Paraíba. Essa pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira foi desenvolvida na Cota 2019/2020 realizada e publicada por Pessoa (2022), referente aos arquivos estaduais brasileiros. A segunda etapa do trabalho foi desenvolvida na Cota 2021/2022, relativa aos arquivos distritais portugueses, publicada nos anais do evento (Brandão; Santos, 2022), intitulada de “Ações educativo-culturais em Arquivos lusófonos: uma proposta teórico-metodológica à Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP”. Este estudo tem o intuito de atualizar os dados da pesquisa realizada por Pessoa (2022), através dos sites e e-mails dos arquivos públicos estaduais do Brasil, assim como atualizar os dados referentes aos arquivos distritais de Portugal, dos sites dos países membros da CPLP e do site institucional do arquivo Municipal de Loulé, localizado no distrito de Faro em Portugal, objetivando a elaboração de uma proposta teórico-metodológica de ações educativo-culturais para os países membros da CPLP. Trata-se de uma pesquisa interpretativista, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, que foi realizada mediante a seguinte problematização - Existem ações educativo-culturais nos arquivos estaduais brasileiros e nos arquivos distritais de Portugal? Os dados revelam que 70% dos arquivos públicos brasileiros e 100% dos arquivos distritais portugueses possuem ações educativo-culturais. Conclui-se que a proposta, teórico-metodológica possibilita dois impactos: 1. Educação - O ensino de leitura deve-se de diferentes modos de funcionamento dialógico; 2. Arquivologia - as ações educativo-culturais em arquivos são exploradas quanto às suas linguagens, conteúdos, desafios e singularidades, de forma multidisciplinar e rigorosa, ampliando a discussão e o avanço desta temática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Eliete Correia dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAções educativo-culturaispt_BR
dc.subjectArquivos públicos brasileirospt_BR
dc.subjectArquivos distritais portuguesespt_BR
dc.titleAções educativo-culturais em arquivos lusófonos: uma proposta teórico-metodológica à Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLPpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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